- Publicidade -

“Paz e Amor II” faz única apresentação no Theatro Municipal

Publicado em:

Uma declaração de amor, esperança no outro e liberdade para um mundo mais sensível. Em “Paz e Amor II”, a Marcia Milhazes Companhia de Dança apresenta dois solos que se entrelaçam e se comunicam para falar da alma humana.

“Paz e Amor II”
Foto: Fernanda Valois

Desdobramento do projeto “Paz e Amor I”, iniciado durante a pandemia, a obra com direção artística, concepção e coreografia de Marcia Milhazes terá única apresentação no Salão Assyrio, no Theatro Municipal, com a presença da pianista japonesa Yuka Shimizu.

No palco, os bailarinos Ana Amélia e Domenico Salvatore trazem uma gestualidade criada durante e após o isolamento social. Eles se cruzam, incorporando imagens afetivas, gestos carregados de fantasia, como paisagens em movimento.

Desde o final dos anos 90, a pianista japonesa Yuka Shimizu se divide entre o Japão e o Brasil. Apaixonada pela música brasileira, Shimizu tocará no espetáculo obras de Heitor Villa-Lobos e Ernesto Nazareth. “Vamos apresentar uma peça pouco conhecida de Villa-Lobos chamada ‘Ondulando’, de 1914”, diz a diretora. “É esse Brasil esquecido que quero trazer para o espetáculo. Percebo uma valorização só do presente, em que não existe passado e nem futuro, construindo uma sociedade distanciada das suas memórias mais genuínas e afetivas”, observa.

Além da já citada “Ondulando”, o repertório inclui “Melodia Sentimental”, “Prelúdio – Op.20”, “Prelúdio – Bachianas Brasileiras nº4”, “Impressões Seresteiras” e “Festão no Sertão”, de Heitor Villa-Lobos; e “Improviso” e “Fon-fon”, de Ernesto Nazareth. O repertório se relaciona diretamente com o centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, tema principal do “Edital Municipal em Cena”. “Villa-Lobos foi um grande protagonista do movimento modernista, com seus concertos emblemáticos. Tenho uma relação com a sua obra que atravessa minhas criações e a trajetória da companhia”, diz Milhazes.

A obra “Paz e Amor II” é terceira parceria entre a coreógrafa e a pianista. A primeira foi em 2012, quando Shimizu participou do espetáculo “O Bosque”, ao lado do violoncelista David Chew. No ano passado, ela se apresentou com a performance “Gamboa 3”, dentro da exposição “Sagrada Mistura”, da artista plástica Beatriz Milhazes, na The Pace Gallery, em Nova York.

SERVIÇO
Espetáculo: “Paz e Amor II”
Única apresentação: 28 de abril (sexta), às 18h.
Local: Salão Assyrio (Local: Theatro Municipal do Rio de Janeiro – Centro
Entrada pelo Boulevard da Treze de Maio)
Entrada franca. Os ingressos devem ser retirados no local, a partir das 16h, por ordem de chegada
Capacidade: 150 lugares
Classificação: Livre
Duração: 50 min.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -