- Publicidade -

Espetáculo “Depois da terceira onda”, de Jarbas Albuquerque, estreia dia 19 de outubro no CCJF

Publicado em:

A Abrupta Cia. de Teatro estreia dia 19 de outubro o espetáculo “Depois da Terceira Onda”, de Jarbas Albuquerque, no Centro Cultural da Justiça Federal (CCJF), Centro do Rio.

Com sessões as quartas e quintas-feiras, 19h, a peça buscou inspirações no documentário Lesson Plan – A História da Terceira Onda -, no filme alemão – A Onda -, de Dennis Gansel, e, sobretudo na história do professor norte-americano Ron Jones, e surge da vontade dos artistas envolvidos em discutir os formatos de sistemas sociais e políticos vigentes.

Na primavera de 1967, em Palo Alto, Califórnia (EUA), o professor Ron Jones recriou em uma sala de aula do ensino médio o ambiente nazi-fascista da Alemanha pouco antes da II Guerra Mundial. O que era para ser apenas uma aula de história sobre o totalitarismo, acabou se tornando um experimento que deixou lições inesquecíveis para todos, até os dias de hoje.

Durante uma semana de aula, o professor Ron Jones propõe um experimento a sua turma: Como parte de um estudo sobre Autocracia, transformar sua classe de 30 alunos em um verdadeiro movimento fascista. O objetivo desse experimento social era demonstrar que mesmo sociedades democráticas não estão imunes à atração pelo fascismo.

Começando com simples exercícios de como sentar-se apropriadamente nas carteiras, Jones passou a impor-se como uma figura autoritária em sala de aula. Os mais altos valores por ele defendidos passaram a ser comunidade, força e, sobretudo, disciplina. Por meio do desenvolvimento dessa experiência pedagógica, o professor conduziu questionamentos e posicionamentos acerca das condições do mundo da época e trouxe a tona fragilidade das relações humanas a respeito do poder e do pertecimento a algum tipo de grupalidade.

“Considerando o cenário político brasileiro, a montagem propõe a discussão sobre a possibilidade de um regime totalitário na atualidade e conecta-se a um momento de extrema importância para a reestruturação sociopolítica do país. Dessa maneira, como a expressão artística está potencialmente ligada à situação de cada sociedade, esse projeto surge como uma necessidade de levantar algumas reflexões sobre temas extremamente atuais do Brasil, buscando em seu “produto” não trazer respostas ou posicionamentos diretos. Mais do que isso, parece importante especular de maneira poética as possíveis “microditaduras sociais” existentes, bem como aguçar o olhar para a sombra de um regime tão assustador e inquietante”, Afirma Jarbas Albuquerque.

o espetáculo conecta-se com um momento histórico brasileiro de extrema importância para a reestruturação sociopolítica do país. Mais do que isso, parece importante especular de maneira poética as possíveis “microditaduras sociais” existentes, bem como aguçar o olhar para a sombra de um regime tão assustador e inquietante.

SERVIÇO
Teatro “Depois da Terceira Onda”
Temporada: De 20 de Outubro a 22 de Dezembro.
Horários: Quartas e quintas – 19h
Local: Centro Cultural da Justiça Federal ( Av. Rio Branco, 241- centro)
Funcionamento da bilheteria: Terça a domingo, das 12h às 19h
Duração: 75min.
Classificação: Não Recomendado para menores de 14 anos
Preço: R$30,00 (inteira)/ R$15,00 (meia)
Gênero: Drama
Capacidade: 141 lugares

Foto: Paulo Kossatz

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -