- Publicidade -

“Essas pessoas na sala de jantar” reúne jovens artistas visuais contemporâneos

Publicado em:

A Casa Museu Eva Klabin abre a exposição “Essas pessoas na sala de jantar”, que reúne 12 jovens artistas visuais contemporâneos. A ocupação inédita traz intervenções em todos os ambientes da casa, incluindo jardim e fachada.

Integrante do circuito oficial da 13ª edição da Feira de Arte do Rio de Janeiro, o imóvel na Lagoa Rodrigo de Freitas será ocupado com obras em doze espaços. Desta interferência surgirá um diálogo trans-histórico com um dos mais importantes acervos de arte clássica do país, composto por mais de duas mil peças de arte clássica, quadros e esculturas, situadas em cinco séculos que vão do Egito Antigo ao Impressionismo.

Raphael Fonseca, curador de arte moderna e contemporânea latino-americana no Denver Art Museum e da 14ª Bienal do Mercosul (2024), assina a curadoria da mostra e convidou para a coletiva: Ana Cláudia Almeida, Ana Hortides, Andréa Hygino, Arthur Chaves, Felipe Rezende, Jonas Arrabal, Marcus Deusdedit, Santiago Pooter, Tadáskía, Talles Lopes, Tiago Sant’ana e Vitória Cribb.

São artistas nascidos em regiões vistas como periféricas, seja em bairros do subúrbio do Rio de Janeiro ou nas periferias de cidades como Anápolis, Belo Horizonte, Cabo Frio, Salvador e Santo Antônio de Jesus, que trazem para suas pesquisas noções de lar, história da arte, ficção, propriedade e cidadania, numa produção de imagens que aponta para direções contrastantes, mas dialógicas com os itens da coleção de arte de Eva Klabin.

“’Essas pessoas na sala de jantar’ é um projeto importante porque traz uma presença massiva de artistas que têm práticas que refletem seu lugar socioeconômico não privilegiado. Estamos falando de artistas que, assim como eu, vêm de uma classe trabalhadora e que, diferentemente da própria história dessa residência na Lagoa, não apontam para uma narrativa sobre as elites econômicas brasileiras, mas, sim, para o pólo oposto: para os corpos que compõem aquelas massas tidas como anônimas”, diz Raphael Fonseca.

Serviço:
De 16 de setembro a 19 de novembro
Visitação: quarta a domingo, das 14h às 18h.
Local: Casa Museu Eva Klabin Av. Epitácio Pessoa, 2480
(21) 3202-8550 | cultura@evaklabin.org.br

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -