- Publicidade -

“Pormenor de Ausência” em curta temporada no Teatro Dulcina

Publicado em:

Em “Pormenor de Ausência” , Giuseppe Oristanio revive Guimarães Rosa em curta temporada de “Pormenor de Ausência”, em monólogo que retrata os últimos anos de vida do escritor.

"Pormenor de Ausência"
Foto: Luisa Bacelar

Novembro de 1967, Guimarães Rosa está às voltas com problemas de saúde e se preparando para a sua posse na Academia Brasileira de Letras. É nesse contexto que são evocados os últimos anos de vida do escritor em “Pormenor de Ausência”, que retorna aos palcos.

Com direção de Ernesto Piccolo, o monólogo “Pormenor de Ausência” é resultado de uma minuciosa pesquisa, realizada pela autora Lívia Baião, em seus acervos pessoais e suas obras. O texto é escrito em primeira pessoa e dissolve fronteiras entre biografia, ficção e ensaio historiográfico. Giuseppe Oristanio encarna um Rosa consciente de sua genialidade, obcecado pelo tema da morte e os desejos quase insuportáveis da imortalidade da Academia Brasileira de Letras. Um dilema pessoal que revela as fraquezas humanas raramente abordadas quando se pensa, se escreve ou se lê sobre o grande Rosa.

Apesar da saúde fragilizada, vemos ainda um escritor em franca atividade, criativo e de linguagem inovadora e exercendo suas funções de diplomata – muitas vezes com entusiasmo, outras tantas não – mas, e sempre, com o raciocínio afiado e comentários ferinos. Poliglota e erudito, Rosa viajava pelos sertões do Brasil no lombo de cavalos, conversando com os sertanejos, em busca de captar a linguagem e a forma brasileira de pensar e expressar seus pensamentos. Eleito para a Cadeira 2 da Academia, cujo patrono é Álvares de Azevedo, morreu 3 dias depois.

– Eu fiquei encantado quando Ernesto Piccolo me apresentou este texto porque a gente está falando da humanidade de um dos maiores escritores brasileiros. O espetáculo se propõe a mostrar uma figura próxima ao público, alguém com todas as fraquezas e emoções de um ser humano comum. A gente conhece muito das grandes figuras por meio dos seus feitos, mas, por trás de tudo isso, existe um ser humano como qualquer outro – revela Oristanio, que celebra 50 anos de carreira em seu primeiro monólogo.

Serviço:
“Pormenor de Ausência”
Local: Teatro Dulcina (Rua Alcindo Guanabara, 17)
Temporada: de 08 de setembro a 01 de outubro
Dias e horários: sexta e sábado, às 19h, e domingo, às 18h
Classificação: livre
Ingressos em https://www.sympla.com.br/evento/pormenor-de-ausencia-baseado-na-vida-e-obra-de-guimaraes-rosa/2135731

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -