- Publicidade -

A Noite das Bruxas, de Agatha Christie, na Bienal do Rio

Publicado em:

No feriado de 7 de setembro (quinta-feira) a Disney produziu um painel no Espaço Plural da Bienal do Livro do Rio de Janeiro para divulgar o novo filme inspirado na obra de Agatha Christie, A Noite das Bruxas. Fomos convidados para assistir o painel apresentado pela editora do portal Coxinha Nerd, Cris Siqueira, e a influenciadora literária Leoni Lena, que tem mais de 500 mil seguidores no TikTok.

A conversa foi muito animada e com bastante participação do público. As meninas conversaram um pouco sobre o livro que inspirou o filme, se frisaram que o livro faz parte da fase mais madura da autora, logo após o rompimento com seu marido. Certamente, foi uma escolha muito acertada da Disney em escolher duas mulheres para apresentar o painel que é justamente sobre uma das maiores autoras da literatura mundial, que além de comentarem sobre a obra, falaram também dá vida de Agatha Christie e seu pseudônimo Mary Westmacott.

O painel também trouxe conteúdos de audiovisual de A Noite das Bruxas como trailers, e vídeos que mostram bastidores e depoimentos do elenco. Leoni Lena confessou que já havia tido acesso ao filme, e deixou escapar que A Noite das Bruxas é mais chegado ao terror e ao suspense. Aliás, elas usaram esse gancho para falar um pouco dos filmes que vieram antes de A Noite das Bruxas, que são Assassinato no Expresso do Oriente e Morte no Nilo, que respeitam muito o espírito e experiência que os livros proporcionam.

Antes de começar as interações com a plateia, Lena e Cris fizeram recomendações de um livro e uma série que tem o espírito de Agatha Christie. Leoni Lena recomendou o livro “A Paciente Silenciosa” de Alex Michaelides, publicado no Brasil pela Editora Record. O livro trata da história de uma mulher que após assassinar seu marido opta por ficar em total silêncio, mas seu terapeuta decide ir até o fundo e quebrar o silêncio para descobrir toda a verdade por trás dessa morte.

Já Cris decidiu recomendar a série do Star+,  “Only Murders in The Building”, série de comédia e mistério criada por Steve Martin, que além do mesmo, conta no elenco Martin Short e Selena Gomez. A série gira ao redor desses três personagens que são fãs de podcast de crimes reais. Após uma morte ocorrer em seu prédio, o trio cria seu próprio podcast para investigar se foi suicídio ou assassinato.

Após um quiz sobre Agatha Christie, onde os vencedores ganharam exemplares de A Noite das Bruxas, as meninas abriram perguntas para o público. Uma das perguntas mais relevantes foi sobre o livro “E não sobrou nenhum”, considerado o melhor romance de Agatha Christie, e se caberia uma adaptação da obra para o cinema, lembrando que já existe um filme baseado no livro que foi dirigido por George Pollock. A editora do Coxinha Nerd disse que acha que “este é um livro e um filme muito bom para ser a grande despedida”, se referindo à possibilidade de uma possível despedida de Kenneth Branagh como Poirot no cinema.

Além disso, Cris também respondeu como lidar com as adaptações de livros para séries e filmes. “Quando a gente lê um livro estamos sozinhos, estamos lendo na nossa casa e tudo é criação da nossa mente” explica ela, depois segue falando das adaptações, “na produção de um filme existem diretores e roteiristas que tiveram a percepção deles da obra, e essa é a arte deles.”. A editora concluiu que o mais “saudável” é entender que são obras separadas.

E o Rota Cult também fez uma pergunta sobre o novo filme. A Noite das Bruxas será o primeiro filme que vai apresentar Ariadne Oliver, personagem de Tina Fey, que é figura recorrente em vários romances de Agatha Christie, a pergunta foi sobre a possibilidade de um universo de adaptações com figuras femininas no protagonismos, como a própria Srta. Oliver e também Miss Marple, que se equipara ao próprio Hercule Poirot em capacidade de investigação. As meninas riram e adoraram a pergunta, onde as duas concordaram que ambas as personagens são versões da própria autora dentro de suas obras, e que protagonismo feminino sempre é bem-vindo. Fica claro que o que não falta, no que diz respeito a Agatha Christie, são boas estórias para gerar bons filmes.

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -