- Publicidade -

Cinemateca Brasileira percorre o país com a mostra itinerante

Publicado em:

Desde agosto, a Cinemateca Brasileira está percorrendo o país com a mostra itinerante A CINEMATECA É BRASILEIRA. Com o objetivo de estreitar os laços da cinemateca com instituições afins e apresentar parte da rica produção audiovisual brasileira, levando uma seleção de títulos importantes para a história do cinema brasileiro. No Rio de Janeiro, a Mostra integra a programação do Festival do Rio com sete títulos, a serem apresentados em sessões gratuitas nas salas Estação Net Rio e Caixa Cultural, de 05 a 15 de outubro.

A mostra A CINEMATECA É BRASILEIRA já passou por Curitiba, Belo Horizonte, Vila Velha e Vitória, e acontece simultaneamente em Recife e João Pessoa, simultaneamente ao Rio de Janeiro. Até dezembro, o evento vai visitar espaços culturais e salas de exibição de Belém (PA), Brasília (DF), Brumadinho (MG) Canaã dos Carajás (PA), Fortaleza (CE), Porto Alegre (RS), Salvador (BA) e São Luís (MA).

“O Instituto Cultural Vale está ao lado da Cinemateca por entender a importância da casa da produção audiovisual brasileira, uma das maiores instituições do gênero no mundo, que preserva, também, um retrato da nossa própria identidade. Por isso, atuamos, juntos, em iniciativas pela sustentabilidade e modernização do espaço e pela salvaguarda de seu acervo, em especial, a coleção de filmes em nitrato de celulose, de valor inestimável”, diz Hugo Barreto, diretor-presidente do Instituto Cultural Vale, que é patrocinador estratégico da Cinemateca Brasileira.

O evento faz parte do Projeto Viva Cinemateca, lançado em junho, que reúne os grandes projetos da Cinemateca voltados à recuperação de importantes acervos, além da modernização de sua sede e infraestrutura técnica.

 Para o Rio de Janeiro, a curadoria da Cinemateca Brasileira preparou uma seleção de sete filmes que perpassam diferentes momentos históricos, propostas estéticas e abordagens temáticas, demonstrando a riqueza do cinema brasileiro ao longo dos mais de 120 anos de história.

A mostra ainda traz uma exposição que reconta os mais de 70 anos de história da instituição, no Estação Net Rio, até o dia 15 de outubro. A exposição acompanha a mostra de filmes em 15 cidades do país, apresentando uma linha do tempo construída por meio de cerca de 200 imagens – documentos, fotografias, cartazes e frames de filmes, além de recursos de realidade aumentada. O projeto expográfico é assinado por Renato Theobaldo.

É um convite à imersão nas camadas da trajetória da Cinemateca Brasileira, que se misturam aos feitos e às agruras do cinema brasileiro e, ao mesmo tempo, evocam os avanços e retrocessos do país.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -