- Publicidade -

“Rainhas – Retratos da Cultura Brasileira” reúne personalidades exponenciais da Cultura Popular

Publicado em:

O projeto Monarquia Popular Brasileira (MPB), idealizado e estruturado por Ju Millan com a intenção de pesquisar e documentar publicamente contextos curiosos e identitários que compõe o Brasil territorial, apresenta sua primeira publicação: Rainhas – Retratos da Cultura Brasileira, uma homenagem a figuras notáveis, que por meio de suas trajetórias contribuíram para a construção de um Brasil rico e plural.

RAINHASA escolha pela fotografia como meio de apresentação principal, convida o público a se identificar não só com as histórias, mas também com a diversidade e beleza do povo brasileiro. O livro é uma inspiração e um chamado para darmos continuidade aos caminhos e tradições apresentados pelas rainhas.

A publicação contará com cópias exclusivas para aquisição, sorte do público geral, visto que a grande maioria dos exemplares será distribuído entre cerca de cem escolas públicas do interior de São Paulo. Serão contemplados 16 municípios na região metropolitana de campinas, com o intuito de levar as raízes da cultura brasileira aos 20 mil alunos que cursam o ensino médio.

Com prefácio do escritor, professor e historiador, compositor brasileiro e babalaô no culto de Ifá Luiz Antônio Simas, o projeto foi realizado por meio do Programa de Ação Cultural de São Paulo, Proac, e levou cerca de três anos para ser concluído. A ideia, entretanto, é proveniente de uma curiosidade antiga da curadora: “quando criança, sempre via por aí placas e lugares que eram “rei disso”, “rainha daquilo”, e me perguntava quem eram essas pessoas, essa realeza”, comenta Ju Millan. Já adulta, tendo herdado o faro pesquisador dos galeristas da família, definiu o recorte e escolheu as primeiras personagens com base em critérios como representação estadual e diversidade de manifestações culturais para esta edição

Os convites para a participação no livro foram recebidos com entusiasmo e emoção pelas próprias rainhas e os respectivos familiares daquelas que já não estão mais entre nós. “É um privilégio poder homenagear e compartilhar um pouco da trajetória destas personalidades incríveis que escrevem a nossa história e preservam a cultura e identidade brasileira.”

Foram muitas pesquisas, ligações para centros de cultura e mensagens trocadas , nas mais diversas cidades ao redor do País até chegar no resultado esperado, que conta com uma foto colorida e um breve perfil de cada persona. Figuras ilustres como Ivone Lara, a rainha do Samba, e Dona Dainda, Rainha Kalunga, e outras cujo livro acaba por apresentar em território nacional, como Pokket Nery, Rainha do Samba Junino, e Efigênia Rolim, a Rainha do Papel de Bala, compõe uma variada documentação dos pilares femininos no cenário cultural brasileiro. “Entretanto, é nítido, e precisa ser falado, que estamos muito distantes de apresentar todas as rainhas, figuras fortes e potentes que compõem a Realeza Brasileira, nessa primeira edição”, adianta Ju.

O Projeto MPB teve como ação primordial a produção de oito minidocs sobre a realeza da capital paulista, com homenageados como Padre Júlio Lancelotti – Rei das Ruas; Gilson Rodrigues – Rei de Paraisópolis; Débora Garofalo – Rainha da Robótica e Elinéia Jesus – Rainha da Reciclagem. Após o lançamento do livro Rainhas do Brasil, a Monarquia Popular Brasileira pretende desenvolver mais dois impressos: Os reis do Brasil e Castelos: Arquitetura Popular Brasileira. A ideia é ter um box da MPB com as três publicações.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -