- Publicidade -

Jack Reacher: Sem Retorno

Publicado em:

jack-reacherApós tentar provar a inocência de sua colega militar, um ex-major do governo americano acaba tendo seu nome envolvido em um crime que não cometeu e precisa buscar uma forma de provar a sua inocência perante a corrompida organização á qual ele servia. Parece que estamos lendo a sinopse da próxima sequencia da franquia Missão Impossível, mas na verdade essa não é uma aventura de Ethan Hunt, mas sim de Jack Reacher, personagem que retorna aos cinemas em Jack Reacher: Sem Retorno.

A direção dessa vez fica a cargo de Edward Zwick (O Último Samurai), que também assina o roteiro junto com Marshall Herskovitz e Richard Wenk, tendo mais uma vez como base o livro do autor Lee Child.

O principal problema do filme fica evidentemente na direção de Zwick, que apresenta uma série de cenas de ação convencionais com exatamente nada de memorável. Além de uma série de planos próximos utilizando o zoom da lente, numa tentativa de criar um estilo mais próximo do apresentado na franquia Bourne, assim, não é à toa, que o novo diretor de fotografia seja Oliver Wood. Com isso, o filme não chega aos pés do trabalho apresentado no primeiro longa dirigido por Christopher McQuarrie, que também assinava um roteiro mais amarrado e estruturado. No caso da sequência, temos um roteiro fraco e repleto de todos os clichês dos filmes de ação, sejam eles na história (onde nós já sabemos como será a sequência final na metade da projeção) ou nas frequentes tentativas de criar frases de impacto. Isso sem falar na falta de consistência na narrativa, apresentando algumas sub tramas e não focando em um único ponto.

Mas podemos dizer mais uma vez que o ponto chave para o filme encontra-se no elenco e em especial no ator Tom Cruise, que esbanja o seu carisma no personagem e mostra a sua famosa dedicação e entrega especialmente nas cenas de ação. A maior novidade no elenco fica por conta da atriz Cobie Smulders (How I Met Your Mother e Os Vingadores), que chama a atenção por sua atuação e pela desenvoltura nas cenas de ação. Mas que infelizmente, sofre um pouco com as escolhas do roteiro para o desenvolvimento da sua personagem, perdendo assim a oportunidade de ser uma forte personagem feminina. O resto do elenco secundário é apagado e sem muito impacto, sentindo muita falta de atores de peso como Robert Duvall, David Oyelowo e Richard Jenkins que brilharam no primeiro filme.

Assim, Jack Reacher: Sem Retorno acaba realmente ficando sem saída no quesito de evitar comparações a diversos filmes de ação vistos aos montes. E com isso que perde é o espectador que sai decepcionado da sala de cinema porque infelizmente esse é um filme que segue a batida formula dos filmes de ação e que não acrescente nada de novo ao gênero.

Renato Maciel
Renato Maciel
Carioca e tijucano, viciado em filmes, séries e tudo envolvendo cultura pop, roteirista e estudante de cinema, podcaster no Ratos de Cinema

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -