- Publicidade -

Cine Jóia reúne documentários, entre curtas, médias e longas metragens na mostra “Doc é Joia”

Publicado em:

doc-e-joiaO Cine Joia, nesse final de ano, vai presentear os cinéfilos e amantes de documentários com uma seleção bastante completa de obras que, em sua maioria, ainda não conseguiram chegar ao disputado circuito exibidor carioca.

De 08 a 14 de dezembro, acontecerá a mostra “Doc é Joia”, que homenageia o diretor brasileiro José Joffily. Seu mais recente trabalho, o documentário ‘Caminho de Volta’, será exibido dentro da mostra.

Na seleção teremos filmes do sul do país, do sudoeste e de outras regiões. Sobre a seleção, podemos destacar: o excelente média metragem ‘Faces de um Conflito’, de André Auler, que mostra a experiência vivida pelo fotojornalista, durante um mês, em Kobane na Síria; o documentário longa metragem dirigido pela cineasta Claudia Mattos ‘Porto da Pequena África’ que é uma profunda investigação sobre as origens da Zona Portuária do Rio de Janeiro, apelidada Pequena África; o curioso curta metragem Rio Cultura Vintage que nada mais é que um lindo passeio a cena vintage do Rio de Janeiro, através de estilos de vida que tem em comum o fascínio pelo passado; além do filme de abertura, o documentário ‘No Olho da Rua’ de Paulo Penteado que mostra o dia a dia da arte nas ruas do Rio de Janeiro através dos olhares, do trabalhos, das relações construídas por quatro artistas livres que transitam pela cidade.

Serviço:
Mostra “Doc é Joia”
Data: de 08 a 14 de dezembro
Local: Cine Joia Copacabana (Avenida Nossa Senhora de Copacabana 680 – Subsolo)
Ingressos: R$ 8 Reais

Confira a programação:

Dia 08 de Dezembro – 20:15

Curta: Carol
Direção: Mirela Kruel
Sinopse: Dirigido por Mirela Cruel, o filme ‘Carol’ conta a vida da coordenadora Carolina Santos e toda sua trajetória nestes 15 anos sobre uma cadeira de rodas e toda sua superação após ter sido vitima de violência doméstica.

Duração: 20 minutos Classificação: 12 anos Ano: 2016

Longa: No Olho da Rua
Direção: Paulo Penteado
Sinopse: O dia a dia da arte nas ruas do Rio de Janeiro através dos olhares, do trabalhos, das relações construídas por quatro artistas livres que transitam pela cidade.

Duração: 80 minutos Classificação: 12 anos Ano: 2016

Dia 09 de Dezembro – 18:15

Curta: Rio Cultura Vintage
Direção: Luciana Rocha
Sinopse: Rio Cultura Vintage é um passeio a cena vintage do Rio de Janeiro, através de estilos de vida que tem em comum o fascínio pelo passado. Você vai conhecer jovens que sentem saudades de uma época em que não viveram e que, por meio da dança, música, ciclismo e fotografia, movimentam o circuito cultural da cidade, com um toque vintage, valorizando o charme do Rio antigo.

Duração: 20 minutos Classificação: 12 anos Ano: 2016

Longa: Coragem
Direção: Sebastião Braga
Sinopse: Através de um programa social, Felipe, um jovem brasileiro é introduzido, ainda criança, no universo da música clássica, tornando-se um dedicado estudante de violoncelo. Durante seus estudos ele conhece Diana Ligetti, uma romena, musicista reconhecida internacionalmente e professora do Conservatório de Paris. O encontro dos dois revive a infância de Diana, nascendo uma relação entre eles. Dois seres que percebem que mais do que talento, é preciso coragem.

Duração: 72 minutos Classificação: 12 anos Ano: 2016

Dia 10 de Dezembro – 20:15

Curta: O Mais Barulhento Silêncio
Direção: Marccela Moreno
Sinopse: 1 em 4 mulheres será estuprada até o fim da vida. A maioria por um homem próximo. Apesar de muito comuns, essas histórias são secretas e silenciadas. O Mais Barulhento Silêncio é um filme-ensaio composto por quatro relatos de mulheres que foram estupradas por seus parceiros íntimos, homens que elas conheciam. Em um cenário alegórico, elas compartilham suas memórias mais íntimas e dolorosas e refletem sobre o que é ser mulher neste mundo. Este mundo é feito para nós?

Duração: 15 minutos Classificação: 12 anos Ano: 2016

Longa: Cacaso – Na Corda Bamba
Direção: José Joaquim Salles e PH Souza
Sinopse: Filho de uma família rural e desnado a trabalhar com criação de gado, Antônio Carlos de Brito encontrou na poesia um sendo para a vida transformando-se em Cacaso. O artista multifacetado, que incendiou a juventude carioca em aulas e discussões sobre a arte, mudou a poesia brasileira sendo um dos precursores do movimento marginal. Irônico e perspicaz, Cacaso foi responsável por reunir um grande número de artistas e intelectuais em projetos e parcerias, deixando um indiscutível legado literário e musical.

Duração: 88 minutos Classificação: 12 anos Ano: 2016

Dia 11 de Dezembro – 20:15

Curta: Pescadores da Maré
Direção: Josinaldo Medeiros
Sinopse: Pescadores da Maré resistem a indústria do petróleo, a poluição e as áreas demarcadas pela Marinha do Brasil. Numa Baia de Guanabara super disputada, onde está o peixe?

Duração: 24 minutos Classificação: 12 anos Ano: 2016

Media: Faces de um Conflito
Direção: André Auler
Sinopse: “Faces de um Conflito” mostra a experiência vivida pelo fotojornalista Alexandro Auler, durante um mês, em Kobane na Síria. O documentário vai além de apenas uma fotografia do conflito na região. A proposta é revelar também como foi a chegada na cidade junto com jornalistas de outras partes do mundo e como vive aquele povo que se considera curdo em meio a toda destruição. O filme ainda mostra homens e mulheres civis que arriscam suas vidas lutando contra o Estado Islâmico, o ritual dos funerais e a celebração do Newroz (o Ano Novo Curdo). É uma história de resistência e esperança.

Duração: Classificação: 12 anos Duração: 40 minutos Ano: 2016

Longa: Filtro da Imprensa
Direção: Nelson Hoineff
Sinopse: O início da modernização da imprensa brasileira, que se dá a partir do final dos anos 40, antecipa em poucos anos a criação do Prêmio Esso de Jornalismo. O documentário contém o pensamento de alguns dos mais importantes repórteres, fotógrafos e editores brasileiros sobre os fatos que marcaram a história do país e a maneira que os jornalistas encontraram para torná-los públicos.

Duração: 60 minutos Classificação: 12 anos Ano: 2008

Dia 12 de Dezembro – 21:30

Curta: Mão na Roda
Direção: Daniel Peixoto
Sinopse: O documentário Mão na Roda aborda a superação dos limites físicos através da arte, retratando o cotidiano e história de Rafael Ferreira, (cadeirante, Bboy, palhaço) e Alan Pagnota (palhaço, assessor de maquiagem artística e coordenador pedagógico) em sua simbiose artística na mistura do break de rua com o tradicional clown circense. Realizando uma verdadeira homeostase em cena, a dupla prova o quanto é necessário se envolver por inteiro e que a base para se elevar o ser humano ainda é o amor.

Duração: 15 minutos Classificação: 12 anos

Longa: Galáxias
Direção: Fabiano Maciel
Sinopse: Os livros podem mudar a vida de uma pessoa? Essa é a principal questão levantada pelo documentário dirigido por Fabiano Maciel, que apresenta projetos que incentivam o hábito de ler em regiões periféricas do país.

Duração: 80 minutos Classificação: 12 anos

Dia 13 de Dezembro – 20:15

Longa: Bruta Aventura em Versos
Direção: Letícia Simões
Sinopse: Documentário resgata a trajetória da poetisa e tradutora brasileira Ana Cristina Cesar, ícone da Geração Mimeógrafo e Poesia Marginal, obras como A Teus Pés, suas pulsões, a vida e o processo de criação. Artistas, amigos e estudiosos relembram a poetisa.

Duração: 75 minutos Classificação: 12 anos

Longa: Porto da Pequena África
Direção: Claudia Mattos
Sinopse: Porto da Pequena África é uma investigação sobre as origens da Zona Portuária do Rio de Janeiro, apelidada Pequena África. Um lugar de forte herança cultural africana, berço do samba, do futebol, de importantes revoltas sociais e trabalhistas, da malandragem e da primeira favela. A Pequena África ensinou o Rio a ser Carioca. Aqui não há diferença entre historiadores de contadores de estórias. O historiador é uma invenção do homem culto, enquanto o contador de estórias nasceu do homem comum, que não conhece Heródoto, mas sabe que contar o que se passou é só fantasiar.

Duração: 80 minutos Classificação: 12 anos

Dia 14 de Dezembro – 20:15

Curta: Reação de Ouro
Direção: Cavi Borges
Sinopse: A trajetória de superação da judoca Rafaela Silva, medalha de Ouro nas Olimpíadas do Rio.

Duração: 17 minutos Classificação: 12 anos

Longa: Terra Cabocla
Sinopse: Passados cem anos de uma guerra de extermínio da população tradicional da região do Planalto Catarinense – a Guerra do Contestado – a beleza, a intensidade e a fé que se traduz na força de resistência cultural do povo Caboclo, o representante original da população de Santa Catarina. Uma história real que não vai além dos 2 parágrafos nos livros didáticos e que continua e permanece silenciada passado um século de genocídio.

Duração: 82 minutos Classificação: 10 anos Ano: 2014

Longa: Caminho de Volta
Direção: José Joffily e Pedro Rossi
Sinopse: André Câmara, fotógrafo de 45 anos, e Maria do Socorro, 87 anos, têm uma coisa em comum: ambos deixaram o Brasil para morar no exterior. O documentário relata a tentativa deles em fazer o caminho de volta para o Brasil, lidando com todas as incertezas e as diferenças ao retornarem.

Duração: 71 minutos Classificação: 12 anos Ano: 2015

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -