- Publicidade -

“Piracema” fará curta temporada no Teatro Ruth de Souza

Publicado em:

O espetáculo infantojuvenil “Piracema” fará curta temporada no Teatro Ruth de Souza, em Santa Teresa. Em uma viagem encantadora pelo Rio São Francisco, a montagem aborda temas relacionados à cultura brasileira, à ciência e ao meio ambiente. Além disso, o espetáculo apresenta uma personagem que se comunica por meio da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), proporcionando acessibilidade e inclusão.

Escrita por Juliana Pamplona, a partir do conteúdo da revista Ciência Hoje das Crianças, e dirigida por Fernanda Avellar, a peça “Piracema” nos leva a uma emocionante aventura protagonizada por um pirá-tamanduá e dois curimatãs. Os três corajosos peixinhos embarcam na jornada da piracema subindo o Velho Chico. Enfrentam correntezas, desafiam barragens e superam diversos obstáculos. Porém, o maior temor que enfrentam é a presença assustadora da poluição. Ao desviarem das ameaças ambientais, descobrem seres fantásticos que habitam as lendas guardadas pelas águas, como a imponente Boiúna, uma cobra gigante, e o misterioso Ipupiara, um monstro marinho. Mas o que mais surpreende a todos é uma terceira lenda bastante inusitada que emerge das profundezas do rio: a de uma menina skatista que sonha em se tornar cientista para contribuir na melhoria do planeta.

As conchas, adereços criados por Laura Levín, são portais de lendas e segredos que vão tecendo a narrativa. A trilha sonora, elaborada por Ricardo Góes, mescla música ao vivo e elementos mecânicos, permeando cada aspecto do espetáculo. Há uma seleção diversificada que abrange desde clássicos da música popular brasileira, como Chico Buarque, Milton Nascimento e Luiz Gonzaga, até composições originais criadas exclusivamente para a peça, como “Luso Coco” e “Peixinho Dourado” (uma adaptação do TikTok, parodiando o sucesso “Lovezinho”). Os figurinos concebidos por Dani Lima estabelecem uma conexão única entre o tradicional e o contemporâneo. A cenógrafa Marieta Spada, por sua vez, delimita um espaço cênico 5m por 5m com praticáveis e mini junps onde tudo acontece.

A peça destaca-se também pela sua abordagem inclusiva ao trazer a intérprete Diana Nascimento para dar vida a uma personagem que se comunica através da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). A interpretação em LIBRAS não apenas enriquece a peça, mas também faz parte integrante da narrativa, apresentando uma deusa das águas que interage com as personagens e as auxilia na realização da piracema.

“A iniciativa valoriza a criação de um trabalho específico e cuidadoso direcionado aos jovens. E a união do teatro com a divulgação científica fundamenta este projeto”, destaca Fernanda Avellar. “Piracema é uma metáfora da vida, de nossos esforços contra a ordem dita natural para criarmos histórias pessoais e coletivas. Um chamado para que as crianças se unam, se ouçam, se conectem com a natureza e percebam a ancestralidade, num caminho para sua compreensão de alteridade”, finaliza.

SERVIÇO:
Dias/horas: 02 e 09/05 – às 10h e às 15h (quintas-feiras)
04, 05,11 e 12/05 às 16h (sábados e domingos)
Onde: Teatro Ruth de Souza – Parque Glória Maria
Endereço: Rua Murtinho Nobre, 169 – Santa Teresa
Ingressos em eleventickets
Nos dias 09 e 11 a sessão contará com recurso de audiodescrição

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -