- Publicidade -

Ocupação artística leva cultura negra e empoderamento para a Praça Afonso Pena

Publicado em:

A Ocupação artística “Guzz…” levará à praça tijucana música, dança, cinema e informação, com DJ, show de Márcia Guzzo e banda, além de intervenções artísticas e exibição de documentários; evento também promoverá atividades afirmativas gratuitas no Lab Oi Futuro, com foco em mulheres da indústria da música
A Praça Afonso Pena, na Tijuca, será o palco da primeira edição do projeto “Guzz…”, uma ocupação artística de resgate ao movimento Black Rio, de valorização da música e da cultura preta brasileira e universal, idealizada e produzida pela cantora e compositora Márcia Guzzo. Será no dia 3 de maio, sexta-feira, das 15h às 19h, com diversas atrações culturais gratuitas como DJs, intervenções, shows, cinema e muito mais. No palco, somente artistas mulheres vão dar o tom das atrações.

A tarde começa às 15h, com a DJ Dayna Vision, referência em campeonatos de dança no Brasil, trazendo um pouco da cultura hip hop, reverenciando as batalhas de breaking e sob influência dos vinis. Dayna Vision já realizou ações para marcas como Budweiser, Centauro, Banco do Brasil, Spotify, Monster, Afropunk RJ e Valorant.

Depois, às 16h, a historiadora, pesquisadora de relações de gênero e relações étnico/raciais, atual Presidente do Conselho de Governança do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (IBASE) e colunista do site Congresso em Foco na coluna “Olhares Negros”, Wania Sant’Anna, uma das maiores referências na luta antirracista, vai falar sobre perspectivas do movimento negro.

Depois, às 17h, é a vez do show de Márcia Guzzo, em comemoração aos seus 10 anos de produção fonográfica. Márcia e sua banda, composta totalmente por mulheres, apresentarão canções autorais e clássicos da black music das décadas de 70 a 80 com um toque contemporâneo. Entre as canções, faixas do EP “Udayara” e do disco “Leve”. O show contará também com interpretação de libras.

Fechando a tarde, haverá a exibição de documentários produzidos pelo Coletivo Anti-Cinema da Baixada Fluminense, liderado por Márcio Graffiti, que remetem à organização do movimento Black Rio e seus desdobramentos nos dias atuais. Estão previstas as exibições dos filmes “Um dia com os blacks que ainda existem” e “Funk-se 2.0”.

Realizada pelo Governo Federal + Ministério da Cultura + Governo do Estado do Rio de Janeiro + Secretaria de Cultura e Economia Criativa + Lei Paulo Gustavo, com apoio do Oi Futuro e da CultneTV, a ocupação “Guzz…” quer levar informações, atividades culturais e ações afirmativas para a região:

“O projeto levará à Zona Norte muita música, cinema e saber histórico, por meio de atividades artísticas e culturais que ressaltam o orgulho negro sob uma ótima feminina, no Rio de Janeiro. A região também foi escolhida por ter uma importância histórica para a formação de músicos como Tim Maia, Jorge Ben Jor, Erasmo e Roberto Carlos, Sandra de Sá e suas respectivas contribuições para o desenvolvimento do movimento”, explica Márcia Guzzo, que também é moradora do bairro.

A banda de Márcia Guzzo é composta por Sandra Nisseli (contrabaixo elétrico), Georgia Camara (bateria), Gláucia Negreiros (piano) e Nayara Danielly (sax e áudio).

Além disso, atividades gratuitas de compartilhamento de experiências para artistas e profissionais mulheres também compõe a programação. Para além da ocupação artística, outra ação do projeto “Guzz…” são as “Conversas de Bastidor” e os ensaios abertos do show, em formato backstage experience. Artistas, produtoras, criadoras e demais mulheres que trabalham na indústria criativa serão bem-vindas para falar sobre questões relacionadas à equidade de gênero no mercado, construções de projetos, redes de apoio e demais trocas profissionais.

As ações são gratuitas e acontecerão no dia 2 de maio, a partir das 10h, no Lab Oi Futuro (R. Dois de Dezembro, 107 – Flamengo), com retirada de ingressos pelo Sympla: https://www.sympla.com.br/evento/conversas-de-bastidor-e-ensaio-aberto/2399863

A primeira conversa será às 10h, e trará como tema “Organizando o setlist – Desafios da produção independente”, abordando os desafios do mercado para as mulheres. Participam Nayara Danielly e Silvia Oliveira, com mediação de Márcia Guzzo. Depois, às 11h, a segunda fala terá como tema “Formando sua equipe – Maternidade interseccional e redes de apoio”, e as profissionais vão debater, a partir de suas trajetórias, os assuntos mencionados. Participam Georgia Câmara, Sandra Niselli e Márcia Guzzo.

Após o intervalo de almoço, acontecerão duas dinâmicas de ensaio aberto. Juntas com Márcia e sua banda, as participantes terão acesso a detalhes da estrutura de pré-produção de um espetáculo, além de noções de criação, aproximando-as do setor e estimulando a ocupação feminina em cargos técnicos e artísticos. As participantes serão divididas em dois horários: 13h e 14h.

“As conversas de bastidor são uma maneira de aproximar artisticamente as mulheres que compõem o setor da música, incentivando-as em suas produções, fortalecendo a rede e o networking, e também instigando mais mulheres a conhecerem diversos aspectos técnicos da produção musical”, conclui Márcia Guzzo.

Serviço:
Guzz… na Praça Afonso Pena
Data: 3 de maio, sexta-feira
Horário: das 15h às 19h
Local: Praça Afonso Pena, Tijuca.
Grátis. Livre.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -