- Publicidade -

Rio Memórias anuncia nova etapa do projeto “Aqui tem Memória”

Publicado em:

O Rio Memórias anuncia mais uma etapa do projeto “Aqui tem Memória”. A iniciativa chega ao Museu Histórico da Cidade (MHC), na Gávea, para contar a história de importantes objetos e obras do acervo do museu através de áudios narrativos, levando os visitantes a uma jornada envolvente e imersiva. O lançamento acontece no domingo, dia 02 de junho, às 11h, em evento aberto ao público que marca também o início das celebrações dos 90 anos do MHC.

Inicialmente, três áudios narrativos estarão disponíveis: estátua de São Sebastião, estudo da cabeça do Cristo Redentor e réplica do Marco Fundamental da Cidade. Em julho, mais três serão adicionados, totalizando seis áudios narrativos.

No sábado, 22 de fevereiro, a partir das 8h, o museu virtual Rio Memórias faz evento de lançamento da segunda etapa do projeto “Aqui tem Memória”, com placas informativas sobre locais e monumentos históricos da cidade. Para marcar a data, será realizado um mutirão de limpeza na Pedra do Arpoador, área de proteção ambiental tombada por sua importância ambiental e paisagem icônica da cidade, junto com a ONG Bota pra Girar. O objetivo é conscientizar o público sobre a preservação do patrimônio do meio ambiente. O “Aqui tem Memória” é uma parceria entre o Rio Memórias e a Secretaria Municipal de Turismo.

O circuito traz placas em pontos de interesse como as estátuas de Tom Jobim, Carlos Drummond de Andrade, Dorival Caymmi e Colônia de Pescadores (Posto 6), e Pedra do Arpoador, entre outras. Cada placa possui um código QR direcionando o visitante para o site do Rio Memórias, com textos em português e inglês, áudios e ferramentas de acessibilidade.

Na ação do Arpoador, com inscrições gratuitas pelo Sympla, os voluntários receberão um kit do Rio Memórias com sacola e copo ecológico e poderão participar, em um lounge especial, de uma aula de alongamento antes da coleta. E ainda aprender sobre a separação dos resíduos e o impacto positivo da reciclagem para a preservação da natureza.

“No Rio, a preservação da memória está profundamente relacionada à preservação da natureza. Preservar o meio ambiente é preservar a nossa história. Só cuidamos do que conhecemos e conhecer a história de um lugar ou um monumento, faz com que nosso olhar sobre ele se transforme, criando uma relação de afeto e cuidado”, diz Livia Baião, diretora do Rio Memórias.

O “Aqui tem Memória” tem como objetivo disponibilizar informações sobre monumentos, estátuas, objetos, locais históricos e culturais do Rio de Janeiro. Ao escanear os códigos QR das placas informativas instaladas em pontos importantes da cidade, os visitantes são direcionados para uma página exclusiva no museu virtual Rio Memórias.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -