- Publicidade -

Paço Imperial inaugura nova programação de exposições

Publicado em:

No dia 3 de agosto, das 14h às 18h, o Centro Cultural do Patrimônio Paço Imperial inaugura uma nova programação de exposições. O roteiro é formado por mostras individuais de renomados artistas brasileiros e por duas exposições coletivas, compostas por obras do Instituto PIPA e dos vencedores do Prêmio PIPA 2024. Com entrada gratuita, as exposições ficam em cartaz até o dia 20 de outubro.  

Confira informações sobre cada mostra:  

“Amador Perez 50 Anos de Fotolivrografia”, de Amador Perez  

A exposição celebra a trajetória do artista Amador Perez, que começou em 1974. Com um acervo de 169 obras divididas em quatro núcleos, a mostra abrange desde suas primeiras experiências com grafite e xerox, até suas investigações mais recentes com fotografia digital. As séries incluem “Eus e Um”, “Goyesca: Taurografia”, “Piranesiana: Fundição” e uma retrospectiva de sua carreira. 

“Agitações pelo Número”, de José Patrício  

Com curadoria de Paulo Herkenhoff, a exposição apresenta mais de 70 obras do artista José Patrício. A mostra destaca a relação do artista com os princípios matemáticos e a tradição construtiva da arte brasileira. Entre as obras, destacam-se a “Estrutura modular dourada” e as séries “Espirais cromáticas” e “Circuito Tonal”. 

Colecionador de objetos e de arte popular, José Patrício trará de seu ateliê no Recife um armário-vitrine com obras de artistas do nordeste selecionadas por ele, e dispostas de acordo com sua autoria, forma ou cor. Peças de quebra-cabeças de plástico compõem a maioria das obras expostas, mas estarão também trabalhos feitos com dados, botões, dominós e também pastilhas de cerâmica provenientes de uma reforma em seu ateliê. Ao apontar o celular para as quatro obras “Vanitas QR Code” (2011-2018), em peças de quebra-cabeças de plástico sobre madeira, o público verá na internet a citação em latim “Sittibi terra Levis”: “que a terra te seja leve”.

 “Agitações pelo número” ocupará as Salas Gomes Freire e sua antecâmara, e a Treze de Maio, no primeiro andar do Paço Imperial. José Patrício tem uma longa história de exposições no Paço Imperial, como as coletivas “Anna Maria Niemeyer, um caminho” (2012), “1911 – 2011: Arte brasileira e depois, na Coleção Itaú” (2011), “Tudo é Brasil” e “28º Panorama da Arte Brasileira (2004), “Espelho cego: seleções de uma coleção contemporânea” (2001), e sua individual “Ars Combinatoria”, em 2001, em que fez uma instalação utilizando 2.500 jogos de dominó, cada um com 28 peças, totalizando 70 mil peças. José Patrício integra a Trienal de Tijuana (julho de 2024 a fevereiro de 2025), no México.

“Olhos Cheios”, de Mirela Cabral  

Sob curadoria de Ligia Canongia, essa é a primeira exposição individual da artista baiana no Rio de Janeiro. A mostra, que ocupa três salas do Paço Imperial, traz 20 pinturas abstratas. Nas obras, Mirela leva para a tela a sua relação com o cotidiano.  

A curadora Ligia Canongia atesta, no texto inédito sobre a exposição, que “a pluralidade de gestos sucessivos e simultâneos, a diluição das formas e o relacionamento convulsivo das cores fazem dessa pintura uma verdadeira escrita automática, um complexo de planos  justapostos, que jamais se estabilizam na superfície e que parecem se mover continuamente ao nosso olhar”.

“Tinha”, de Dora Pellegrino e João Saldanha 

A exposição reflete sobre a liberdade de desenhar sem definir um estilo específico. Nas obras, Dora Pellegrino mergulha em suas referências e observações do cotidiano, criando ilustrações e charges que capturam a velocidade da vida moderna.

Serviço:  Período de exposição: 03 de agosto a 20 de outubro de 2024 . Horário de visitação: de terça a domingo, das 12h às 18h. Endereço: Praça XV de Novembro, 48 – Centro.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -