- Publicidade -

Festa Literária das Periferias chega a sua 14a edição

Publicado em:

Patrimônio Cultural de natureza imaterial do Estado do Rio de Janeiro, a Festa Literária das Periferias (FLUP) chega a sua 14a edição e ocupará um dos espaços mais emblemáticos da capital carioca, o Circo Voador. De 11 a 17 de novembro serão realizados debates, oficinas formativas, apresentações musicais, saraus, lançamentos com participação de grandes editoras, entre outras performances. Nomes da literatura nacional e internacional, personalidades ligadas às artes e à academia vão se reunir para refletir, discutir e celebrar a produção artística e intelectual de mulheres negras.

A 14ª edição da FLUP homenageia a historiadora, poeta e cineasta Beatriz Nascimento, intelectual brasileira que aliou militância política antirracista a pesquisa acadêmica, tendo sido um dos expoentes do feminismo negro. A autora conceituou o quilombo como símbolo de estratégia e inteligência de sobrevivência por meio da agregação e luta em comunidade.

Na Festa Literária das Periferias, o conceito de quilombo concebido por Beatriz Nascimento se refletirá na programação, assim como questões relacionadas às periferias globais em conexão com os movimentos de resistência. Representantes de comunidades regionais, de organizações ligadas às pautas raciais, étnicas, de gênero e climáticas participarão de encontros que propõem fortalecer o debate público sobre as questões das periferias – globais e brasileiras – no âmbito do fórum do G20, que ocorre entre 18 e 19 de novembro, no Rio.

“No momento em que o Rio de Janeiro vai receber as principais lideranças políticas e econômicas mundiais, a FLUP trará vozes de destaque que pensam as periferias atlânticas internacionais no ciclo de debates denominado Periferias 20”, observa Julio Ludemir, diretor-fundador da FLUP.

As trajetórias de 100 mulheres negras que, ao longo de séculos, contribuíram para a construção do Brasil também terá destaque na programação. Organizado pelas professoras e pesquisadoras Thaís Alves Marinho e Rosinalda Corrêa da Silva Simoni, o “Dicionário Biográfico: Histórias Entrelaçadas de Mulheres Afrodiaspóricas” será lançado na FLUP 2024 e coloca em prática a máxima de Beatriz Nascimento “precisamos falar de nós mesmos”.

Pelo terceiro ano consecutivo, o projeto conta com a Shell como sua patrocinadora master. “Um dos critérios para escolha de nossos patrocínios culturais é que os projetos englobem ações de diversidade, equidade e inclusão. E essa é a essência da FLUP, que proporciona um futuro melhor através da arte, acreditando, assim como a Shell, na força da cultura como vetor transformador de realidades. É com orgulho que seguimos por mais um ano com essa parceria” – comenta Alexandra Siqueira gerente de Comunicação Externa da Shell Brasil.

Entre 11 e 17 de novembro, no Circo Voador, as atividades da FLUP serão realizadas das 13h às 22h30. A programação inicia com debates e termina ao som de grandes apresentações musicais. A programação é gratuita. Mais informações em www.flup.net.br  

 Dedicado à reflexão sobre a participação e contribuição de compositoras e compositores negros na música brasileira, o show Pérolas Negras faz parte do projeto reunindo 3 mulheres negras importantíssimas da nossa cultura musical de todos os tempos à frente de um repertório que abrange gêneros e estilos diversos.

Show acontece na próxima quinta-feira (14/11), às 21h30, no Circo Voador. O show integra a programação da 14ª edição da Festa Literária das Periferias (Flup). A entrada é gratuita. 

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -