- Publicidade -

Espetáculo gratuito de dança propõe a união entre as culturas de Brasil e China

Publicado em:

Nascido a partir de uma residência inédita de dança, realizada desde 2023 no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, que promoveu a união da cultura brasileira e a chinesa, o espetáculo “Sonhos Conectados: Uma Dança Entre Brasil e China” será apresentado sessão gratuita no Salão Assyrio do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. O espetáculo também integra as celebrações dos 50 anos de amizade diplomática entre Brasil e China. 

“Sonhos Conectados” surge a partir de um intercâmbio cultural inédito entre as duas nações e é fruto do trabalho de pesquisa e criação que uniu esses dois universos, com o objetivo de celebrar a diversidade cultural, mostrando que a dança e a cultura têm a capacidade de unir propósitos, países e corações. 

As coreografias são compostas por elementos brasileiros como samba e gafieira, elementos chineses como a dança tradicional, além de dança clássica e dança contemporânea, em um verdadeiro mix de culturas, conduzido pelos coreógrafos e professores Márcia Delgado e Anderson Dionísio, também responsáveis pela criação. O projeto conta com direção geral de Márcia Melchior. A elaboração do roteiro tem a supervisão de Sylvia Palma e os figurinos são assinados por Fernando Viana.

Em “Sonhos Conectados: Uma Dança Entre Brasil e China”, duas jovens e talentosas bailarinas, separadas pela vastidão do oceano, compartilham um sonho: a dança e o movimento como forma de expressão e união. No Brasil, uma delas se entrega ao ritmo contagiante do samba e da gafieira, enquanto na China, sua contraparte se deixa levar pela graça da dança tradicional chinesa.

Apesar da distância física, seus desejos convergem em um passeio onírico, em que a imaginação transcende fronteiras e torna possível o encontro harmonioso entre as nações. A cada movimento, os corpos das bailarinas e bailarinos revelam a beleza e a surpresa que essa mistura de culturas pode proporcionar.

Para trazer fidedignidade à cultura chinesa, quem assume a coreografia é Márcia Delgado, professora certificada em dança clássica e folclórica chinesa e também bailarina com ampla trajetória e vasta experiência na cultura do país, conquistada ao longo de 12 anos de moradia na China. Ao seu lado, Anderson Dionísio, bailarino do Theatro Municipal com mais de 30 anos de carreira, que realiza uma vasta e profunda pesquisa sobre danças brasileiras e seus cruzamentos com as danças clássica e contemporânea.


Serviço:
Data: 11 de agosto Local: Salão Assyrio – Theatro Municipal do Rio de Janeiro – Praça Floriano, S/N – subsolo – Centro,. Grátis, com retirada de senhas 1 hora antes do espetáculo

“Sonhos Conectados: Uma Dança Entre Brasil e China” também será encenado dia 13 de agosto, às 16h, de graça, no Espaço Baía de Guanabara, no Pão de Açúcar. O espetáculo integra as celebrações dos 50 anos de amizade diplomática entre Brasil e China. Na ocasião, também acontecerá um número da Dança do Leão, uma manifestação típica chinesa.

E no dia 17 de agosto, sábado, às 17h, a Orquestra Forte de Copacabana promoverá o Festival 50 anos Brasil e China em seu tradicional palco, o Forte. Na programação, haverá o tradicional show da Orquestra, e também uma exposição de fotos, além de números artísticos chineses, como o Toque dos Tambores Chineses, a Dança do Dragão, Kung Fu e até degustação de chá e caligrafia chinesa para o público. Tudo gratuito.

O evento celebra os 50 anos de amizade diplomática entre os dois países e busca destacar a riqueza dos laços culturais e históricos que unem as nações.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -