- Publicidade -

“Eu Não Vou Deixar Minha História Morrer” apresenta a luta contra o tráfico de mulheres e a ressignificação da dor em arte

Publicado em:


Nos dias 3 e 4 de outubro, o Teatro Cacilda Becker, localizado no Largo do Machado, Rio de Janeiro, será palco da performance “Eu Não Vou Deixar Minha História Morrer”. Sob a direção de Eveline Costa, atuação de Nevena Mitić, e mediação de um debate com o público com a psicanalista Teresa Rocha, e as psiquiatras Maria Tavares Cavalcanti e Natália Mota, a obra oferece uma imersão na dolorosa e resiliente história de Nevena, uma sobrevivente do tráfico de mulheres. A peça integra uma trilogia, que inclui também um filme com lançamento previsto para 2025 e livro com previsão de lançamento para 2025/2026. 

A obra é composta por seis cenas curtas, intensas e sem diálogos, que utilizam ações corporais para retratar a vida de Nevena desde a infância, juventude, aprisionamento, até a sua libertação. A trilha sonora é composta por três músicas, a dramática Ópera La Sonnambula – Adelina Patti (1906), e a música Sérvia Brega de Lepa Brena e do pop moderno, Goran Bregovic.

A performance é inspirada na história real de Nevena Mitic, que, aos 21 anos, para fugir da pobreza e da violência de sua família em Niš (na Sérvia), em desintegração devido à guerra, acaba em um trem para a Holanda, onde se depara com um mundo de tortura e medo. Sem passaporte e sob ameaça de morte, é forçada a se prostituir. Com a ajuda de um cliente, Nevena conseguiu fugir para o Rio de Janeiro, onde encontrou refúgio por 20 anos. Hoje, além de performadora, Nevena é uma ativista na conscientização sobre o tráfico humano, tema central abordados na performance. 

De acordo com estimativas da ONU, cerca de 2,5 milhões de pessoas são vítimas de tráfico humano em todo o mundo, sendo a maioria mulheres e meninas. Aproximadamente 38% dessas vítimas são levadas para exploração sexual em países como Espanha e Portugal, em redes de prostituição que operam em ruas, bordéis e hotéis.

A performance “Eu Não Vou Deixar Minha História Morrer” incorpora projeções audiovisuais com depoimentos de Nevena, nos quais ela narra suas vivências. Ao final, um debate é realizado, mediado por especialistas em psicanálise e direitos humanos, como Teresa Rocha, Maria Tavares Cavalcanti e Natália Mota. O debate, que integra a performance, vai além do tráfico de mulheres e explora também as vulnerabilidades sociais e o papel que as vítimas ocupam na sociedade. Ao envolver diretamente o público, a conversa cria um espaço de reflexão sobre as violências de gênero e a exploração do corpo feminino, incentivando a discussão sobre os assuntos.

Serviço

Data: 3 e 4 de outubro / Horário: 19h / Local: Teatro Cacilda Becker, Largo do Machado (Rua do Catete, 338)

Ingressos na bilheteria e através do link: https://www.sympla.com.br/evento/eu-nao-vou-deixar-a-minha-historia-morrer/2648591 / Classificação: 12 anos

Duração: 15 minutos + 60 minutos de debate

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -