- Publicidade -

Destaques da Sala Cecília Meireles em novembro

Publicado em:

No dia 3 de novembro, formações de câmara da Orquestra Sinfônica Brasileira sobem ao palco da Sala Cecília Meireles para um espetáculo com repertório que celebra os 80 anos de Marisa Rezende, uma das mais destacadas compositoras e pianistas brasileiras da atualidade.

O programa tem início com a instigante Toada (2022), para dois violoncelos, que através de uma singela melodia – entoada quase que como um diálogo –  explora o potencial melódico e expressivo dos instrumentos. Em seguida, será ouvida Ânima (2004), para clarineta e piano. A peça aborda musicalmente o jogo de forças que nutre a vida, com um olhar atento para as oposições. Apesar de propor situações nas quais  cada instrumento pontua um discurso, a composição se encerra de forma onírica, com uma doce concordância. Sintagma, de 1988, traz à tona a interferência dos timbres dos instrumentos de percussão sobre o piano e a flauta, gerando uma cor nova e especial para o conjunto. De caráter intimista, Pequenos gestos (2013), que será ouvida na sequência, é marcada por expansões e contrações da textura do conjunto instrumental, trazendo destaque a ocasionais fragmentos melódicos que são apresentados alternadamente por cada membro do quarteto, formado por violino, viola, violoncelo e piano.

No dia 6 de novembro, às 18h30, dentro da série Música de Câmara, o trio formado por José Staneck (harmônica), Ricardo Santoro (violoncelo) e Flavio Augusto (piano) com um repertório dedicado a temas operísticos.

Sala Cecília Meireles apresenta dentro da série Cantares, a Companhia de Ópera de Lapa com dois espetáculos baseados em óperas famosas:  sexta-feira, dia 8­ de novembro às 19 horas, Carmen, de Charles Bizet e sábado, dia 9 de novembro, às 16 horas, Tosca, de Giacomo Puccini. 

A Companhia de Ópera da Lapa surge como um núcleo de criação de espetáculos de Ópera onde pretende animar todo um ciclo criativo para, além da formação de novos públicos, fomentar a difusão da Ópera, através do estímulo à formação de novos profissionais e de novos diálogos entre a ópera e outros campos da vida artística nacional.

No dia 10 de novembro, às 11h, a Sala Cecília Meireles sediará mais um espetáculo da Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem. Sob a batuta da maestra francesa Nathalie Marin e com a participação especial das violoncelistas da OSB Emilia Valova e Lisiane de Los Santos, a apresentação contará com um repertório com obras de José Maurício Nunes Garcia, Antonio Vivaldi, Claude Debussy e Darius Milhaud.

No dia 28 de novembro, a Orquestra Sinfônica Brasileira realizará mais uma apresentação da Série Territórios no palco da Sala Cecília Meireles. Sob a batuta do maestro Claudio Cruz, o pianista Aleyson Scopel é o solista do concerto. No repertório, obras de Ludwig Van Beethoven e Piotr Ilitch Tchaikovsky.

No dia 29 de novembro, às 19 horas, dentro da série Sala Orquestras, a Orquestra Sinfônica da UFRJ, sob a regência de Felipe Prazeres, faz um concerto comemorativo de seu centenário. No repertório, obras de Giacomo Puccini, Ralph Vaugham-Williams e Nikolai Rimsky-Korsakov.

E no dia 30 de novembro, às 16 horas,dentro da série Sala Orquestras, a Orquestra Rio Villarmônica, sob a regência de Mario Barcelos, terá no programa, o Concerto de Aranjuez, de Joaquín Rodrigo e El Amor Brujo, de Manuel De Falla, com participação especial de Paulo Inda (violão) e Lara Cavalcanti (mezzo-soprano).

Ingressos em https://funarj.eleventickets.com

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -