- Publicidade -

Festival de Integração Cultural no Mercado de Produtores do Uptown Barra

Publicado em:

Dar oportunidade a artistas e empreendedores refugiados e imigrantes é o objetivo do Festival de Integração Cultural, que acontece pela segunda vez na Zona Oeste, no Mercado de Produtores do Uptown Barra.

Nesta edição, o Festival contará com 14 expositores nas áreas de gastronomia, moda e artesanato. Além disso, haverá contação de histórias para crianças, aulas de dança, oficinas de brinquedos sul-americanos e shows musicais. O objetivo é apoiar a integração sociocultural e gerar renda para refugiados e imigrantes vindos de países como Venezuela, Congo, Colômbia e Argentina. Os expositores receberão estrutura e remuneração mínima garantida por sua participação.

Gastronomia – Entre os participantes, destaca-se o argentino Mansilla Matias, que está no Brasil há três anos e criou a Alfajoreria Rio, uma marca de doces típicos e empanadas. Também estará presente a Dulcipan, empresa fundada na Venezuela e que continua suas atividades no Brasil, oferecendo gastronomia típica da Venezuela e de Cuba, com pães doces e salgados, tortas, arepas, hallacas (no período do Natal), e Malta, uma bebida à base de malte tipo cerveja preta sem álcool. Outro destaque é o Chez Kimberly Food, do chef Rikler Makabu Sekelembe, da República Democrática do Congo, que trará a gastronomia do Congo e de Angola para o evento.

Artesanato – A Venezuela será bem representada no Festival com três marcas. A Creaciones Escorpión, do refugiado José Valero, que sempre se dedicou ao artesanato e viajou por vários países vendendo seu trabalho até chegar ao Rio de Janeiro, onde mora há 10 anos. O público também poderá conferir a criatividade do venezuelano Zhue Llamkay Otaiza Albaracin (marca Chag-Dalla), que cria e produz incensos, sais de banho, cremes, blends de óleos, objetos decorativos e utilitários com matéria-prima orgânica, evitando impactos negativos ao meio ambiente. Já a Creaciones Mili’s, de Zobeida Milagros Yanez Ortiz (a Mili), venderá peças de macramê e bijuterias diversas. 

Moda – As roupas e acessórios supercoloridos da Rama Collection prometem chamar a atenção. A marca foi criada por Ramatoulaye Tutshumu, que veio da República Democrática do Congo como refugiado e está no Brasil há 9 anos. Já a Juh Artesania, do colombiano Miguel Camacho, que está no Brasil há 9 anos, trará sua arte em forma de cordões, pulseiras, brincos, entre outros, feitos de aço, couro e pedras naturais.

Oficinas – A Oficina de Brinquedos Sul-Americanos é uma ação especial conduzida por talentosos imigrantes venezuelanos. Nessa oficina, o público terá a oportunidade de aprender a criar brinquedos tradicionais utilizando técnicas artesanais e materiais recicláveis. Nossos instrutores, que trazem consigo a rica herança cultural da Venezuela, compartilharão seus conhecimentos e habilidades, proporcionando uma experiência única e enriquecedora. 

Contação de Histórias, Dança & Performance La Sape – No Festival de Integração Cultural, a programação estará repleta de atrações imperdíveis. Milagros Carrasco Senra, da Argentina, e Bastian Martinez, do Chile, ambos imigrantes, irão compartilhar contos encantadores de suas culturas nas sessões de contação de histórias. Sara Corrales, refugiada colombiana, e Israel Suárez, imigrante cubano, proporcionarão uma experiência vibrante e culturalmente enriquecedora com suas aulas de dança. Thezis Luyndula Lutete, originário da República Democrática do Congo e residente no Brasil há 11 anos, apresentará “La Sape”, uma performance que mistura elegância, movimento corporal e dança, em um dandismo congolês contemporâneo.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -