- Publicidade -

Museu do Pontal terá programação inspirada nas manifestações natalinas

Publicado em:

Então, é Natal! Em dezembro, o Museu do Pontal vai contar com uma programação inspirada nas manifestações natalinas, com destaque para as peculiaridades da festa em diferentes regiões brasileiras. Em cada fim de semana do mês, contos, cantos e apresentações cênicas inspiradas na festividade. Toda programação do Museu é gratuita.

Confira a programação completa!

07/12 – A Festa do Menino

A história do nascimento do menino Jesus é contada e cantada pela Cia do Solo, embalada por cantigas do Pastoril, folguedo popular de origem portuguesa bastante difundido no nordeste brasileiro. Utilizando instrumentos musicais diversos, os dois contadores dividem a narrativa que surge através da palavra, do canto e imagens em nanquim da ilustradora Fran Junqueira.

08/12 – Canto e Contos Natalinos

Domingo, às 16h – Espetáculo musical infantil com Contos Natalinos, ritmos brasileiros e cantigas de folias de reis. O espetáculo revive folguedos, que ressaltam as identidades da Cultura Popular através ritmos, histórias e canções autorais, que contextualizam o repertório do cancioneiro brasileiro. A banda que se apresenta é composta por: Lídia Quadros (voz, violão, pandeiro e clarineta), Mig Martins (violão e guitarra), Geórgia (percussão), Marcelo Padre (Flauta) e Hugo (técnico de som e luz).

14/12 – Sessão de contos – Sob os céus de dezembro

Sábado, às 16h – Sessão de histórias, com a atriz Luciana Zule, que narra como diferentes culturas escolheram os nascimentos para falar sobre a passagem do tempo e os giros da Terra ao redor do Sol. São os contos natalinos, os contos sobre a origem dos astros ou os que falam de sábias parteiras, ajudando uma nova vida a nascer. A sessão terá, ainda, a participação do músico Beto Lemos na rabeca.

15/12 – Contação de História: Uma Viagem Especial de Natal

Domingo, às 16h – Narrada através de sombras, a história fala de Celeste, uma menina muito conectada com o céu, que sonhava um dia poder viajar pelo espaço. Uma noite, admirando as estrelas, ela faz um pedido de Natal a uma estrela cadente. Para sua surpresa, vê o seu grande sonho se realizar. A história é contada pelo grupo Pirueta Arte e Cultura, formado por Jeanette Albuquerque e Nara Zeitune.

21/12 – Apresentação Cênico Musical

Sábado, às 16h – O contador e ator mineiro Léo Brasil é o responsável por esta contação de histórias em cordel. O Boizin Zé Peregrino, os Reis Magos e uma misteriosa Arca do Papai Noel são os personagens deste conto, que chega recheado de música.  

22/12 – Natal da Bicharada

Domingo, às 16h – A mineira Vanessa Lobo é a responsável por esta contação de histórias cheia de brincadeiras. Como explicar para um jovem Tucano que o fruto que ele viu na grandiosa árvore que está na praça da vila não é de comer e sim apenas para ver? Ao perceber que o vilarejo ao lado da floresta em que ele mora estava todo enfeitado para uma festa, o Tucano resolveu fazer igual e propôs um Natal da Bicharada. 

 E ainda: Atividades Fixas

Bebês no Museu do Pontal – todo domingo, às 10h e às 11h. 

Roda de música, contação de história e movimento inspirada no universo da cultura popular. Para bebês de 6 meses a 3 anos.

Visita Musicada – Sábados e domingos, 11h e 15h. Visita pelo acervo do Museu.

Baú de brinquedos populares – Sábados e domingos, 12h e 17h. Um baú de brinquedos populares, como ioiôs, bilboquês, petecas, piões, fantoches, elásticos e cordas para pular, giz para riscar amarelinha e bambolês, é aberto pelos arte-educadores todos os fins de semana, em dois horários. Muitas dessas brincadeiras são baseadas em esculturas vistas nas exposições, especialmente no setor Brincares – brincadeiras e brincantes. A ideia é estimular o público a experimentá-las ao ar livre, na grande praça-jardim, que fica na parte frontal do museu.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -