- Publicidade -

“Você quer falar sobre isso?” na Casa de Cultura Laura Alvim

Publicado em:

Formado a partir de crônicas escritas por Thiago Bomilcar Braga,  “Você quer falar sobre isso?” estreia no Espaço Rogério Cardoso, na Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema. Assuntos como rotina, manias, fobias, superstições, violência urbana, tempo, relações afetivas, luto e observações peculiares do dia a dia como o possível castigo divino diante de assassinatos de insetos são entrelaçados de forma a criar um emaranhado de conversas entre os dois atores e o público.

A ideia de Veloso, vencedor do Prêmio de Humor 2023 de melhor autor por “Gaymada – A hora da pelada”, foi traçar um panorama sobre a comunicação atual a partir das crônicas, analisando as diversas formas de passar uma mensagem para um interlocutor. Com a ascensão das comunidades virtuais e a consequente estafa digital, a comunicação acaba ficando ainda mais truncada. Para ilustrar isso no palco, varia a linguagem cênica, varia o modo como é dito e até quantas crônicas são apresentadas na mesma cena. Ao transferir os textos da internet para o palco, o diretor quis preservar o que há de mais genuíno nas redes sociais, que são os comentários acerca do que foi escrito. Para isso, ele chamou André Muato, vencedor do Prêmio Shell 2023 de trilha sonora também “Gaymada”, que criou uma sonoridade original a partir das mensagens reais deixadas por usuários das redes onde as crônicas estavam postadas.

“Hoje as pessoas querem mais falar e escrever do que ouvir. E ficam palavras em cima de palavras, todas soltas, sem um real pensar. Muitas vezes porque não escutaram antes de falar. Ou leram. E as pessoas que escutam tudo isso acabam por ouvir tantas palavras que não conectam as frases. Porque o excesso de ditos acaba negligenciando o não dito. E muitas vezes o não dito tem muito mais a dizer do que o falado. O melhor do escrito não está nas entrelinhas?”, questiona a crônica “Palavras, palavras, palavras”.

Os dois atores apresentam um jogo de fala e escuta que permeia todo o espetáculo, onde ora a mensagem chega ao interlocutor, ora o interlocutor é ignorado. Há crônicas que ambos comunicam a mesma história, mas existem

outras que cada um diz seu relato, mesmo que seja ao mesmo tempo. O objetivo é aprofundar a investigação desta ferramenta de integração e instrução, além da troca mútua entre interlocutores.

Serviço: De 09 de abril a 01 de maio / Casa de Cultura Laura Alvim – Espaço Rogério Cardoso (Av. Vieira Souto 176) / Ingressos:  FUNARJ / Classificação 12 anos

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -