- Publicidade -

Imovision anuncia Festival de Cinema Europeu Imovision, celebrando a excelência do cinema europeu no Brasil

Publicado em:

Hoje foi um dia que acreditamos que será lembrado no futuro, pois um pontapé inicial em um novo projeto foi dado por Jean Thomas Bernardini e sua equipe. A Imovision, uma das maiores distribuidoras de cinema independente no Brasil, fez um café da manhã com coletiva para anunciar o lançamento da primeira edição do Festival de Cinema Europeu Imovision, mais uma vez iniciativa do grupo visando trazer os grandes públicos a seus filmes tão especiais. 

Festival de Cinema Europeu Imovision

Foi feita uma curadoria de quatorzw títulos entre sua cartela de filmes já adquiridos, para que possam representar o que de melhor é produzido na Europa hoje, um continente que o selo conhece bem. Com a tradição de já ter lançado o melhor do que foi produzidos nas últimas três décadas no Brasil – incluindo diversas Palmas, Leões e Ursos de Ouro – a Imovision amplia o leque de possibilidades de festivais no Brasil, trazendo uma parte significativa do que de mais relevante aconteceu na última temporada nos festivais. 

Sem pensar em gigantismo, o festival já nasce grande e tem o interesse de fazer brotar no exibidor uma brecha de comunicação filmes que não podem ser relegados a um nicho, já que muitos tem perfil popular. Bernardini tem como meta expandir o olhar menos direto do poder para uma tentativa de alcançar novos espaços de reconhecimento, diante de um mundo em constante evolução. 

Temos representantes da França, da Itália, da Alemanha, da Grécia, da Islândia, da Suíça, da Noruega e outros mais. Na coletiva, estiveram presentes Audrey Diwan, que está lançando Emmanuelle, remake do clássico francês, Alexandros Avranas e Eleni Roussinou, diretor e protagonista de Síndrome da Apatia, Frédéric Farrucci, responsável por O Último Moicano, Morgan Simon, realizador de Entre Nós, o Amor e Georges Gachot, diretor de Misty: A História de Erroll Garner

A única realizadora da equipe, Diwan é a vencedora de um Leão de Ouro recente, por O Acontecimento, e está no país para promover essa releitura de um clássico que hoje foi problematizado. Uma história de forte carga erótica, que a diretora apresentou em San Sebastian e que passou por uma reformulação de olhar. Diwan garante estar curiosa para a recepção brasileira para um filme que tanto sucesso fez no país. 

Já Gachot é praticamente um brasileiro honorário, já tendo feito documentários sobre Maria Bethânia e João Gilberto. Aqui, ele se debruça sobre um conterrâneo que também identifica ligações com o Brasil, através do jazz que ele tocava, da admiração de Nelson Freire, que com esses tons permite ao pianista encontrar um recorte de interesse entre sua música e a brasileira. 

Já entre Avranos e Roussinou reside a certeza de um dos filmes mais instigantes da seleção, do mesmo diretor de Miss Violence. O filme fala sobre laços familiares que se metamorfoseiam diante da descoberta de uma síndrome no pequeno integrante da família. O diretor falou sobre sua inspiração em um caso real lido nos jornais, e de como lhe interessa se comunicar com o público brasileiro. 

Em O Último Moicano, Farrucci se debruça sobre as mudanças imobiliárias nos dias de hoje, ao espelhar a história de um pastor de ovelhas na especulação atual, e que também se deixa levar pelo contingente natural de sua leitura. O diretor Simon fala sobre uma história de amor do ponto de vista das lembranças que ele tem da própria mãe, sua grande homenageada no projeto. Os dois filmes emocionaram os mediadores Flávia Guerra e Luiz Carlos Merten em suas falas, com o poder de comunicação extraído de suas narrativas. 

Bernardini garantiu um total de 75 salas espalhadas pelo país para abrigar o festival, que ele espera ser uma forma de colocar no mapa das estreias mais comerciais filmes que poderiam não estar no radar de uma grande sala, como títulos da Ucrânia e da Islândia. Existe uma tristeza na fala do dono da marca, quando observa que mesmo sucessos comerciais europeus são encarados como “filmes de arte” no nosso circuito. 

Com títulos que vão desde o vencedor do último Urso de Ouro (Dreams) até o mais recente vencedor do prêmio de melhor ator em Veneza (Vincent Lindon, por Brincando com Fogo), o Festival de Cinema Europeu Imovision acontece entre os próximos dias 24 e 31 de abril em salas de todo o Brasil. 

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -