- Publicidade -

“Sonhei com você” faz temporada no Teatro Poeirinha

Publicado em:

A peça “Sonhei com você”, com texto e direção de Susana Ribeiro, no elenco ao lado do ator gaúcho Nicolas Vargas, estará em cartaz no Teatro Poeirinha. A dramaturgia conta com a interlocução artística de Pedro Brício, recentemente indicado ao Prêmio Shell de Melhor Autor por “Um Jardim Para Tchekhov”.

O texto aborda a diversidade cultural dos grandes centros urbanos, especialmente o desafio enfrentado por mulheres de meia idade, solteiras e sem filhos, que muitas vezes são vistas como não realizadas em sua plenitude.

Os dois personagens principais representam diferentes classes sociais, universos culturais e gerações diferentes. Enquanto a personagem Simone luta para se afirmar como uma mulher independente, desafiando as expectativas impostas pela estrutura patriarcal, Daniel enfrenta suas próprias amarras internas e percepções sobre si mesmo, descobrindo que está preso em uma imagem que só lhe causa sofrimento.

“Acredito, como autora desse texto, que em nosso mundo atual as mulheres ainda precisam de alguma forma ficcionalizar suas experiências mais íntimas, seja através de sua aparência, ou de um comportamento ‘moldável’ ao sistema patriarcal para poderem se empoderar sem ameaçá-lo de forma alguma. Assim ocorre com a personagem Simone que, mesmo sendo 25 anos mais velha e experiente, precisa submeter suas fantasias e visões de mundo às inseguranças e preconceitos do jovem e inexperiente Daniel. No mundo onde ele transita, uma mulher solteira, de meia idade e sem filhos, muitas vezes ‘não tem direito’ à plenitude.”, reflete Susana Ribeiro.

O mito greco-romano de Eco e Narciso (✻) atravessa a peça como uma narrativa paralela que aparece no plano dos sonhos, destacando o pensamento patriarcal que limita as liberdades sexuais e criativas, muitas vezes resultando em abuso contra as mulheres e sofrimento nos homens.

(✻) Segundo a mitologia, Narciso era um belo jovem, cortejado por homens e mulheres. Eco era uma ninfa grega castigada por Hera, esposa de Zeus, para que sempre e somente repetisse os últimos sons que ouvisse. Certo dia, Eco cruza o caminho de Narciso, que estava contemplando sua imagem em um lago. Eles começam uma conversa, mas apenas as últimas palavras das frases de Narciso são repetidas. Seduzido por suas próprias palavras e pela sua imagem, ele acaba imergindo nas águas.

Depois de uma curta e bem sucedida temporada em um site specif em São Paulo – o estúdio fotográfico da fotógrafa Priscila Prade -, o espetáculo acontece pela primeira vez em um teatro.

SINOPSE – No Rio de Janeiro, Simone, 55 anos, fisioterapeuta, e Daniel, 30 anos, estudante de cinema, se conhecerão num encontro improvável: ela será personagem de um documentário de Daniel. Suas vidas estão separadas por 20 minutos de metrô, 25 anos de idade e muitos preconceitos. Durante as conversas e filmagens, descobrem mais semelhanças do que imaginavam, até que revelações inesperadas de Simone mudam o rumo de tudo.

Serviço: Temporada: 06 de maio até 25 de junho / Local: Teatro Poeirinha (R. São João Batista, 104 – Botafogo) / CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 14 anos / Ingressos em https://bileto.sympla.com.br/

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -