- Publicidade -

MUBI Editions apresenta seu livro de estreia

Publicado em:

Distribuidora global, serviço de streaming e produtora, a MUBI apresenta READ FRAME TYPE FILM, o primeiro livro de seu novo braço editorial internacional, MUBI Editions.

MUBI Editions

Com lançamento em 22 de maio (17 de junho nos EUA e Canadá), o primeiro título da série ‘Projections’ está disponível para pré-venda em MUBIEDITIONS.COM e terá distribuição online e nas livrarias em todo o mundo pela D.A.P / Distributed Art Publishers (EUA e Canadá) e Thames & Hudson (Reino Unido e outros territórios).

Elaborado em colaboração com o Centre Pompidou em Paris, READ FRAME TYPE FILM é um trabalho ricamente ilustrado, que explora a relação entre o cinema e a tipografia. Dos créditos das legendas aos textos de abertura e além, o texto desempenha um papel crítico na estrutura de um filme. Ainda, longe do universo do cinema mainstream, esses elementos textuais – e visuais – têm sido esquecidos. Em READ FRAME TYPE FILM, o curador Enrico Camporesi, a historiadora de design Catherine de Smet, e o designer Philippe Millot buscam preencher essa lacuna com foco nos frequentemente negligenciados campos de filmes de arte e cinema experimental.

O projeto da MUBI Editions traz expertise para uma discussão em torno de 24 filmes, uma homenagem significativa ao padrão de 24 quadros por segundo do cinema analógico, a partir da coleção do Centro Pompidou, datada até a década de 1920, que oferecem perspectivas únicas sobre a afinidade entre o cinema e a palavra escrita. Composto por uma série de textos exploratórios, acompanhados de fotografias especialmente encomendadas de tiras dos filmes analógicos da coleção, o livro é em si um objeto experimental, em que texto e imagens se espelham.

Dedicado ao cinema e às artes, MUBI Editions visa ampliar os horizontes das publicações relacionadas ao cinema. Marca um novo e excitante capítulo para a MUBI, construído sobre sua história de incentivo à cultura do cinema, por meio da exibição de filmes e publicações sobre cinema, e que terá edições globais em quatro séries principais: Projections, livros que exploram o mundo e a história da cultura do cinema; Auteurs, livros e objetos de arte feitos em colaboração com artistas e cineastas renomados; Internegatives, republicações de textos raros, fora de catálogo ou recentemente traduzidos; e Lights!,livros que exploram e expandem as produções e lançamentos da MUBI.

Entre os filmes selecionados estão trabalhos de figuras renomadas da arte moderna, como Marcel Duchamp, Man Ray e Lazlo Moholy-Nagy, e de alguns dos colaboradores mais significativos para o cinema de vanguarda, incluindo Dziga Vertov, Jean-Marie Straub e Danièle Huillet, Yvonne Rainer e Michael Snow. Ao longo dos 24 filmes, enquanto os autores do livro exploram, a função tradicional do texto na tela é substituída por algo mais ambicioso e revigorante, da poesia concreta aos sinais de instrução, fragmentos de palavras até ilusões de ótica. Por meio da discussão das fontes e técnicas utilizadas por esses artistas em uma vasta variedade de estilos de texto, os autores tecem juntos as histórias significantes de duas formas de arte intimamente conectadas e colocam em primeiro plano a palavra escrita na tela.

Desenvolvido a partir do ambicioso projeto de pesquisa TypoFilm, promovido no Centre Pompidou em 2020, READ FRAME TYPE FILM destaca as infinitas possibilidades de interação entre imagens e texto, em um trabalho lindamente produzido que se situa na intersecção do cinema, história visual e design.

Lista completa dos filmes selecionados:

  1. Cinema Anêmico – Anémic Cinéma (Marcel Duchamp, 1926)
  2. 2. A Sexta Parte do Mundo – A Sixth Part of the World (Dziga Vertov, 1926)
  3. Impatience (Charles Dekeukeleire, 1928)
  4. A Estrela do Mar – L’Étoile de mer (Man Ray, 1928)
  5. Impressions of the Old Marseille Harbor (Laszlo Moholy-Nagy, 1929)
  6. By Night With Torch and Spear (Joseph Cornell, 1930-1940)
  7. Musical Poster no. 1 (Len Lye, 1940)
  8. La Verifica Incerta (Gianfranco Baruchello, Alberto Grifi, 1964-1965)
  9. The Flicker (Tony Conrad, 1966)
  10. Word Movie (Fluxfilm 29) (Paul Sharits, 1966)
  11. Sailboat (Joyce Wieland, 1967-1968)
  12. Six films infinitésimaux et supertemporels (Maurice Lemaître, 1967-1975)
  13. Saga (Jean-François Bory, 1968)
  14. Still (Ernie Gehr, 1969-1971)
  15. Au-delà de cette limite (Marcel Broodthaers, 1971)
  16. Film About A Woman Who… (Yvonne Rainer, 1974)
  17. Origin of the Night (Lothar Baumgarten, 1973-1977)
  18. Toda Revolução é um Lance de Dados – Every Revolution Is a Throw of the Dice (Jean-Marie Straub and Danièle Huillet, 1977)
  19. Light Reading (Lis Rhodes, 1978)
  20. IKON-KINO (Timm Ulrichs, 1969/1979)
  21. Displaced Person (Daniel Eisenberg, 1981)
  22. So Is This (Michael Snow, 1982)
  23. 23. Secondary Currents (Peter Rose, 1983)
  24. Standard Gauge (Morgan Fisher, 1984)
Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -