- Publicidade -

Rogério Reis exibe na Galeria da Gávea fotografias inéditas

Publicado em:

Fonte inesgotável de imagens, o carnaval carioca propicia em alguns momentos obras singulares, assim é a série “Na lona”, que Rogério Reis realizou ao longo de 17 anos, de 1986 a 2003, registrando com uma câmera Hasselblad foliões de rua em pontos distintos da cidade. A série se desdobrou em várias exposições no Brasil e no exterior, em livro (editora Aeroplano, 2001), e documentário (de Stefan Kolumban Hess, 2002), e entrou para a iconografia do carnaval carioca. Este ano, mais de duas décadas depois de ter dado por concluído este trabalho, ele o retomou, impulsionado por um amigo fotógrafo. As novas fotografias, realizadas em março de 2025, poderão ser vistas na exposição Deixa falar, que será inaugurada para convidados no sábado, dia 24, e para o público em 26 de maio, na Galeria da Gávea.

A exposição de Rogério Reis reúne cerca de 70 obras. Ao lado da produção deste ano, serão exibidas também fotos do ensaio original, parte delas em ampliações realizadas na época, a partir do negativo quadrado, 6×6, da Hasselblad que Rogério utilizava para este trabalho. Além disso, a galeria terá ainda exemplares de uma nova série, Samba no pé, surgida a partir da observação da dispersão dos blocos de rua no carnaval deste ano. 

Curador da mostra, Evandro Salles observa, no texto de apresentação, o caráter dessas imagens de revelar, ao menos no instantâneo da fotografia, “a existência do impossível”: “Deixa falar revela o fio através do qual são amarrados sonhos, desejos, fantasias e realidade. Delineando um percurso interior que parece infinito, nessas fotografias o mundo de dentro se externaliza, se materializa, se reconfigura e se apresenta pleno à luz do dia apesar de sua aparente loucura e impossibilidade de existência”, escreve. 

“O projeto “Na lona, de Rogério Reis, surgiu numa circunstância bem particular. Em meados dos anos 1980, Rogério integrava um grupo de fotógrafos, a agência F4, que buscava autossuficiência na produção e na distribuição de suas próprias pautas, sempre perseguindo uma identidade própria. Foi neste ambiente que ele produziu dois trabalhos marcantes: as séries Surfistas de trem (feita com Ricardo Azoury, que, diferentemente de Rogério, fotografava em cor) e Na lona – nos dois primeiros anos, em conjunto com Zeka Araújo, que também trabalhava com cor, enquanto Rogério se mantinha no pb, e o sociólogo Maurício Lissovsky, responsável por dar apoio conceitual ao projeto.

A ideia de documentar os foliões na rua surgiu pouco depois da inauguração do Sambódromo, em 1984. O espaço projetado por Oscar Niemeyer na Marquês de Sapucaí transformou o desfile das escolas de samba no Rio em algo espetaculoso e midiático, lembra Rogério. A imprensa passou a cobrir o evento com avidez, e o carnaval de rua, à exceção dos blocos mais populares, foi um pouco negligenciado. A ideia era a de dar as costas ao desfile das escolas, registrando pessoas anônimas em suas fantasias. Para isso, ele levava à rua (no Centro, na Zona Sul e nos subúrbios da cidade) uma imensa lona, onde os foliões eram convidados na hora a ser fotografados – o resultado teve tanta repercussão que o trabalho continuou pelos carnavais seguintes. 

Agora, em 2025, uma circunstância inesperada o fez voltar ao projeto. Um amigo, Emmanuel Lenain, embaixador da França no Brasil e também fotógrafo, pediu a Rogério que saísse com ele à rua para que pudesse fazer um trabalho semelhante ao seu. Rogério disse que não estava interessado em retomar o ensaio, mas cedeu a lona e a assistente, e ainda ajudou a fazer um plano de trabalho. No segundo dia de carnaval, no entanto, resolveu passar na Cinelândia para dar um abraço no amigo.

Serviço: Exposição de 26 de maio a 18 de julho.  Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 11h às 19h./ Galeria da Gávea (Rua Marquês de São Vicente 432, Gávea)

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -