- Publicidade -

Mercedes Lachmann apresenta instalação imersiva, com som, imagem e escultura

Publicado em:

A Casa França-Brasil inaugura a individual “FLECHA”, da artista multidisciplinar Mercedes Lachmann. Trata-se de uma instalação imersiva, com som, imagem e escultura, que tem raízes em saberes ancestrais femininos, explorando a conexão com o mundo vegetal, sob curadoria da crítica de arte Cristiana Tejo. 

A artista enfatiza a centralidade da experiência com as mulheres erveiras, o que se evidencia logo à entrada, com a disposição performática de folhas de plantas tropicais, com que anteriormente Lachmann fez um grande bastão de defumação. Ao final da mostra, em 03 de agosto de 2025, as folhas voltarão a compor um bastão que será queimado na parte externa da Casa.

“”FLECHA foi apresentada em 2023 no Museu Internacional de Escultura Contemporânea [MIEC] de Santo Tirso, Porto, Portugal. A mostra, que chega agora ao Rio com mudanças que ampliam a ocupação conceitual do espaço expositivo, tem apoio da República Portuguesa e do Programa de Internacionalização do Departamento Geral de Artes de Portugal.

“Na exposição do MIEC”, conta Mercedes, “o recorte curatorial toma a flecha como elemento material e conceitual que interliga histórias, lugares e tempos, dialogando com o ecofeminismo e a arte ambiental. Na Casa França-Brasil, as flechas que atravessaram o oceano Atlântico, regressando do continente europeu, são acolhidas pelas plantas, pelo conhecimento das mulheres de saberes ancestrais, assim como na força de suas vivências”, Lachmann compara.

A arte de Mercedes Lachmann aborda questões contemporâneas, como as do âmbito do Ecofeminismo e da Ecologia Profunda. Alguns de seus trabalhos dialogam com a arte ambiental e a Land Art. Até o início de 2019, a água foi elemento constituinte de sua poética. A partir do final daquele ano, a artista trouxe para a sua produção as possibilidades das plantas, ervas medicinais e aromáticas. Com as plantas, vieram a madeira e as folhas, que se alinham em colaboração e integração para multiplicar formas e experiências.

Serviço: Temporada  22. junho a 03 agosto / Casa França-Brasil (Rua Visconde de Itaboraí 78 Centro)

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -