- Publicidade -

“Próteses de Proteção: O Mito da Travesty Contra o Carro-falo” no Espaço Cultural Sergio Porto

Publicado em:

O solo teatral “Próteses de Proteção: O Mito da Travesty Contra o Carro-falo”, escrito, idealizado e protagonizado pela atriz e escritora Maria Lucas, fez temporada no Espaço Cultural Sergio Porto, levando a voz de mil e uma travestis aos palcos cariocas.

Próteses de Proteção
Foto: Rodrigo Menezes

O espetáculo é uma invenção mitológica contemporânea, uma travessia poética construída a partir do ensaio “Próteses de Proteção”, texto autobiográfico escrito por Maria Lucas após um episódio real de violência vivido pela artista. O texto foi premiado no concurso de ensaios da Revista Serrote, promovido pelo Instituto Moreira Salles, em 2020, e agora renasce como um rito coletivo e fabulação épica travesti.

Com uma equipe formada quase que inteiramente por pessoas LGBTQIA+ e com pessoas trans e travestis nos principais cargos criativos, a adaptação é contada com o auxílio de projeções e Maria Lucas vai alternando personagens numa mitologia que ela mesma constroi, ainda que fantástica, mas atravessada por realidades concretas: transfobia, apagamento, violência e luta por dignidade.

Contemplado pelo edital Pró-Carioca, da Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura do Rio, a peça se passa numa “cisdade” repleta de “transeinstas”. Lá, uma menina tem seu caminho interrompido por um carro-falo — entidade enviada pelo “deus-máquina dos homens” para violentar meninas. Após o ato, ela se refugia numa caverna, onde permanece por sete mil anos. Lá, ela vive o ryto da rebelião por um coro transcestral de mil e uma travestis e sai da caverna transformada em uma nova existência. Deste rito, renasce como Dionísya — figura múltipla, armada com diversas próteses de proteção, incluindo o braço-caneta-lápis. Em posse de suas próteses, ela escreve sua própria história e volta à cisdade para enfrentar o carro-falo.

Serviço:
Temporada: 04 a 27 de julho / Horários: sextas e sábados às 20h, domingos às 19h /
Local: Espaço Cultural Municipal Sergio Porto (Rua Humaitá, 163 – Humaitá)
Ingressos: distribuição dos ingressos gratuitos 1h antes. Sujeito à lotação.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -