- Publicidade -

“OSSADA” reúne textos do livro “I Must Collect Myself”, de Maureen Lipman

Publicado em:

Como diz o jornalista e crítico Valmir Santos, “Ester Laccava conhece bem a distância entre nascer e tornar-se mulher, uma construção sociocultural examinada por Simone de Beauvoir há 90 anos. Embora os espetáculos solos da atriz e diretora não citem diretamente ‘O Segundo Sexo’, livro central na obra da filósofa francesa, eles fomentam o pensamento feminista, buscando novos modos de enunciar a violência causada pela desigualdade de gênero, tão premente ontem como hoje.” 

Com mais de 40 anos de carreira, a atriz, performer, diretora e roteirista paulistana Ester Laccava apresenta pela primeira vez seu trabalho ao público carioca, trazendo ao Teatro Poeira o espetáculo OSSADA, parte da trilogia feminista formada ainda pelas peças “Curtume” e “Árvore Seca”.

“OSSADA” reúne cinco textos do livro “I Must Collect Myself”, da dramaturga, cineasta e roteirista inglesa Maureen Lipman (1946), todos adaptados por Ester Laccava, Elzemann Neves e João Wady Cury, além de dois poemas da polonesa Wislawa Szymborska (1923-2012) e um da musicista e compositora norte-americana Laurie Anderson (1947). 

“Os textos colocam em questão a nossa capacidade de (con)viver em sociedade, na medida em que os tempos atuais fizeram cair as máscaras e criaram novas matizes para o ainda primitivo senso de sobrevivência. A missão é provocar o público, revelando que ainda é possível fazer as pontes emocionais e afetivas no mundo globalizado.”, conta Ester Laccava. 

A peça reúne cinco cenas independentes que trazem situações aparentemente cotidianas de cinco mulheres: uma filha ressentida diante do pai em coma; uma mãe às voltas com os festejos de casamento do filho; uma escritora dando uma entrevista para a TV; uma jovem do século 19 que lida com o patriarca abusivo; uma mulher que tenta em vão acender um cigarro.

Os textos têm em comum a figura da mulher “esgarçada” em sua existência. Personagens que, oprimidas pelas regras sociais, acabam deixando emergir o animal indomesticável que nelas habita.

Serviço: dia 08 de julho até 27 de agosto / HORÁRIOS: terças e quartas, às 20h / LOCAL:  Teatro Poeira  Rua São João Batista, 104 – Botafogo /  www.sympla.com.br / CLASSIFICAÇÃO: 14 anos


Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -