- Publicidade -

Arranque! mistura música, cinema e debates sobre identidade

Publicado em:

O Arranque!, edição mais enxuta do Festival Paredão Ocupa o Museu chega com uma programação gratuita que ocupa espaços internos e externos do CCBB com shows, mostra de filmes e ciclos de debates.

Ao longo de três dias, o evento apresenta desse atrações musicais de diferentes regiões brasileiras em Paredões de Som Automotivo, que ocuparão o CCBB com formatos inusitados de caixas acústicas. A abertura, no dia 17, destaca Valesca Popozuda (RJ), ícone do funk, e RDD (BA), fundador do ÀTTØØXXÁ, ao lado de DJ Bieta Original (RJ) e Baile da DZ7 (SP). Pela primeira vez no Rio de Janeiro, artistas como Paulilo Paredão (BA), DJ Boneka (PE), DJ Jeffdepl (PI) e DJ Brunoso (MA) sobem ao palco ao lado de destaques como a artista queer maranhense Emme Paixão (MA), Carlos do Complexo (RJ), Jéssica Salty (RJ), Cabra Guaraná (DF) e a headliner DJ Méury (PA), uma das maiores representantes femininas do tecnomelody. A programação marca um encontro histórico entre linguagens sonoras periféricas e promove um intercâmbio inédito entre territórios. Os shows acontecem quinta-feira (17), sexta (18) e sábado (19) a partir das 21h.

A programação inclui ainda exibição de filmes – nove curtas e um longa-metragem – e mesas de debate . Entre os temas estão o direito à cidade, os sons como identidade e o mapeamento cultural através da música que evidenciam o papel dos paredões automotivos como expressão cultural de periferias e interiores do país. 

A primeira edição do Festival Paredão Ocupa o Museu, realizada em 2024 no CCBB Rio, atraiu cerca de 9 mil visitantes e se firmou como uma potente plataforma de intercâmbio entre expressões culturais periféricas e do interior do Brasil. A programação reuniu grandes estruturas sonoras e diferentes musicalidades — do tecnobrega paraense ao funk carioca — em uma experiência imersiva que combinou música, dança, projeções audiovisuais e comidas típicas.

A edição atual é uma edição especial, com recorte reduzido e foco no som automotivo, não está sendo considerada uma nova edição do festival, mas sim uma ação pontual. A expectativa é de que uma nova edição completa aconteça em 2026.

Serviço: Data: 17, 18 e 19 de julho de 2025 | quinta, sexta e sábado / Entrada gratuita
Ciclo de debate – 16h30 / Mostra de filmes – 19h / Apresentações musicais quinta-feira – 21h às 02h  / Apresentações musicais sexta e sábado – 21h às 04h / Centro Cultural Banco do Brasil fica na Rua Primeiro de Março, 66, Centro

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -