- Publicidade -

Mostra de Cinema Cavideo volta ao Estação NET Botafogo

Publicado em:

Com o objetivo de promover a descentralização e a democratização do acesso à cultura no Rio de Janeiro, a Mostra de Cinema Cavideo, dirigida pelo cineasta e produtor Cavi Borges, chega à sua segunda etapa com a exibição de sete curtas-metragens de diretores periféricos.

De 123 curtas-metragens inscritos para esta etapa da mostra, foram selecionados seis filmes: “Jeckie Brown – Dos Sonhos à Meta”, de Marcia Francisco; “Lírios”, de Lupe Capitani; “Na Ponta dos Pés”, de Giovanna Romano; “Memória: História é filme, não é foto”, de Emanuel Sant; “O que move a Cruzada?”, de Alex Brito e Giulia Marinho; e “Artur é só mais um”, de Teodoro Garrel e Pedro Terra. A curadoria foi feita pela cineasta Milena Manfredini.

“Fazer a curadoria desta edição da Mostra Cavídeo foi um exercício de escuta e conexão com a diversidade do cinema brasileiro contemporâneo. Busquei reunir filmes que, em tempos e formatos distintos, provocam, mobilizam e elaboram questões profundas sobre afetos, territórios, identidades e pertencimentos. Há uma vitalidade muito própria no gesto de quem filma: obras que experimentam e condensam universos inteiros com coragem e sensibilidade. Espero que essa seleção convoque o público a olhar com atenção para a força dessas narrativas e para a beleza dos mundos que elas revelam”, comenta Milena Manfredini. 

O sétimo filme da mostra foi escolhido entre os participantes de uma oficina gratuita de como produzir e realizar filmes de baixo orçamento, ministrada por Cavi Borges. O cineasta propôs um desafio audiovisual para a criação de um filme de até três minutos. O participante com o melhor argumento receberia um prêmio de R$ 3 mil para a realização do curta-metragem. O selecionado foi Theodoro Garrel, morador do Vidigal e aluno da Academia de Cinema da Rocinha. Ele criou e dirigiu “Mala Mente”, que acompanha dois garotos de programa logo após realizarem um fetiche inusitado: colocar um cliente dentro de uma mala de viagem, a pedido dele mesmo, como parte do jogo sexual. 

“Sempre buscamos nos associar a movimentos culturais e aparelhos periféricos com ações de fomento e valorização do nosso cinema. Na primeira etapa do projeto, levamos filmes nacionais a regiões periféricas. Nesta segunda etapa vamos fazer o inverso e mostrar em Botafogo filmes de outras regiões que dificilmente seriam exibidos lá. O grande problema do cinema nacional continua sendo a distribuição e a exibição das obras”, observa Cavi Borges.

Serviço: Mostra de Cinema Cavideo – 2ª Fase / Estação NET Botafogo (Sala 4): Rua Voluntários da Pátria, 88 – Botafogo / Data: de 31 de julho a 3 de agosto (quinta a domingo) / Horário: quinta e sexta-feira, às 19h, sábado e domingo, às 18h. / Ingressos: gratuitos / Classificação: 16 anos

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -