- Publicidade -

Ocupa Praça estreia na Gávea com troca de livros 

Publicado em:

O projeto OCUPA PRAÇA tem como proposta usar o logradouro como ponto de encontro para eventos culturais em torno da literatura. O projeto estreia dentro da Faz Girar Market, famosa feira de sustentabilidade, que acontece com a Junta Local, dia 17 de agosto, domingo, na Praça Santos Dumont, com entrada franca.

Idealizado pela historiadora Luciene Carris e pela jornalista Chris Martins, OCUPA PRAÇA quer reunir gente que gosta de ouvir e contar histórias em volta da praça. A primeira edição vai ter na programação troca de livros (infantis e adultos) e conversa com escritores sobre obras que abordam a cidade, mediados pela dupla de organizadora. Entre os nomes confirmados estão a jornalista Beth Ritto, moradora da Gávea, e o historiador Edmilson Martins Rodrigues. A primeira vai falar sobre a sua obra, “O Rio de Ernesto Nazaré” (Editora Funarte), que livro costura a história do compositor de “Odeon” e “Brejeiro”, com a da cidade. Já Edmilson é autor de “A cidade e o poeta”, que traz uma entrevista com o historiador além de ensaios escritos por amigos, muitos deles ex-alunos e ex-orientandos. Entre os temas frequentes na obra do homenageado estão o moderno, a modernização, a modernidade e os modernismos; a gastronomia e as sociabilidades; a cultura e os intelectuais — como João do Rio.

O projeto se junta ao Faz Girar Market, que promove a economia circular reunindo em um único lugar, barracas de brechós e atividades de sustentabilidade. Entre elas, está a de troca de livros usados. No mesmo espaço, o Sebo Literário CELPI, também marca presença na praça, vendendo suas obras. O domingo promete um verdadeiro encontro de livros pelos jardins da Santos Dumont. E como cereja do bolo, ainda tem a Junta Local com sua comunidade de produtores que oferecem seus artigos de qualidade, a um preço sensato, e sem intermediários.

As praças são, naturalmente, pontos de encontro e de convivência e recreação, tanto para crianças quanto para adultos, de diferentes grupos sociais. No Rio de Janeiro, elas ainda representam um espaço público que, ao longo da história, exerce a função de integrar e sociabilizar a comunidade no seu entorno. E o que não falta na cidade são praças que promovem acolhimento.

A Santos Dumont, na Gávea, não foge à regra e recebe vários eventos. As rodas de choro aparecem vez ou outra aos sábados, enquanto a feira de antiguidades marca presença, religiosamente aos domingos. A Faz Girar e a Junta Local são eventos que acontecem mensalmente, com data divulgada nos perfis do Instagram.

SOBRE O OCUPA PRAÇA

O projeto uniu a força de duas cariocas apaixonadas pela cidade e por suas praças: Luciene Carris e Chris Martins. A historiadora escreveu, em 2021, “Histórias do Jardim Botânico – Um recanto proletário na zona sul carioca (1884-1962)”. O livro deu origem a este resgate histórico da região e ela gostou do resultado e seguiu por outras mídias. Criou o podcast Sarau da Casa Azul e depois o canal do YouTube Entreconexões. Agora, Luciene foi para o Instagram, onde apresenta, em parceria com o videomaker Lucas Mendes, “Um Jardim de Histórias”, onde revela as origens de alguns lugares da região. Agora ela quer ocupar as praças.

  • Como moradora do Horto, historiadora e andarilha pelas ruas do bairro, naturalmente percebo que a praça é um espaço múltiplo, para diversas atividades socioculturais, como rodas de conversas sobre a história do bairro, do Rio de Janeiro e me surpreendo quando vejo várias obras literárias que relatam esses encontros, que poucos conhecem. – afirma.

Já Chris Martins é velha conhecida das praças. Editora do JB em Folhas, portal de notícias do Humaitá à Gávea, ela vem ocupando há mais de 20 anos a Praça Pio XI. Ela já fez cinema e brechó na pracinha, mas seu forte são os eventos voltados para o público infantil, como o Bloco da Pracinha e o Amigos da Praça, que promove troca de livros para crianças e atividades culturais.

  • Ocupar é uma palavra preciosa e importante nesses tempos de violência. A gente precisa ocupar as praças com cultura e convidar a vizinhança a cuidar desses espaços públicos que são nossas primeiras referências de sociabilização. Esse projeto é para o carioca chegar e contar sua história. Acho que vai ser um domingo bem divertido e interessante. – acredita a jornalista.

SERVIÇO

OCUPA PRAÇA – Troca de livros e roda de conversa sobre livros, com a participação da jornalista Beth Ritto, autora do livro “O Rio de Ernesto Nazaré” e do historiador Edmilson Martins Rodrigues, autor de “A cidade e o poeta”, com mediação da historiadora Luciene Carris.

Data: 17/8/2025 – domingo – 14h às 15h

Local: Praça Santos Dumont – Gávea (dentro da programação do Faz Girar Market e Junta Local)

Entrada franca

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -