- Publicidade -

Museu Bispo do Rosario reabre as portas de sua Residência Artística

Publicado em:

A Casa B, projeto de Residência Artística do Museu Bispo do Rosario, está com inscrições abertas, de 1º a 22 de setembro, para seu novo edital de ocupação. A iniciativa busca artistas interessados em desenvolver projetos que cruzem arte, sustentabilidade e conexão com o território. 

Nesta edição serão selecionados oito artistas que estarão dedicados aos processos criativos e formativos, com acompanhamento curatorial da equipe do museu ao longo da Residência. Ao final do percurso, será inaugurada uma exposição com as obras resultantes da imersão, aberta ao público entre os dias 24 de janeiro e 7 de março de 2026 – as obras que os artistas produzirão durante os encontros, assim como a temática, título e demais desdobramentos, vão ser desenvolvidos ao longo desses acompanhamentos. 

A Residência contará com encontros que acontecerão de outubro a dezembro deste ano, totalizando oito encontros presenciais – sempre às sextas-feiras, das 10h às 17h. Cada participante receberá uma bolsa de R$6.000 pagos em três parcelas de R$2.000.Para se inscrever é preciso ter trabalho artístico de qualquer linguagem, ser maior de 18 anos, ter experiência em pesquisa e produção artística, preencher o formulário de inscrição; além de enviar: documento de até 2.000 caracteres com projeto a ser desenvolvido na Residência, portfólio em formato digital de até 10Mb e currículo no ato do cadastro. 

As inscrições ocorrem através de formulário de forma gratuita: https://forms.gle/ikSYkTCYTd7KhK6p8 

O júri é composto pela equipe de curadoria do Museu Bispo do Rosario, avaliará a trajetória artística de cada candidato com base nas informações contidas no portfólio e no currículo, assim como a pertinência do projeto proposto para a residência. O resultado será comunicado por e-mail e divulgado na página do Museu no Instagram no dia 17 de outubro de 2025. 

Para a curadora adjunta e coordenadora da Casa B, Napê Rocha, esta edição é ainda mais especial porque marca o retorno do programa de Residência do Museu. “Destaco a importância da residência pelo caráter formativo da instituição, que valoriza os processos criativos e sua contribuição para o circuito da arte. Nesta edição, pensamos a relação com os territórios considerando como as transformações e vínculos com o espaço podem ser catalisadores de reflexões poéticas. Vejo esta edição como um recomeço de um projeto que se afirma como espaço de formação e difusão da arte, oferecendo um recorte da produção contemporânea que tem muito a contribuir nas reflexões que circulam atualmente. O projeto de retomada expressa um desejo de longevidade que reafirma o Museu como um espaço de incentivo, produção e disseminação de arte.” Napê Rocha, curadora adjunta e coordenadora de residência do Museu Bispo do Rosario.

A instituição é responsável pela preservação, conservação e difusão da obra de Arthur Bispo do Rosario, além de desenvolver exposições, ações educativas e projetos com a comunidade local. A Residência do Museu recebe artistas que, ao longo do período de imersão, serão acompanhados no desenvolvimento de seus projetos por meio do diálogo com a curadoria do museu, com a comunidade, com o território e com outros programas da instituição.

O Museu está situado na Colônia Juliano Moreira, no bairro da Taquara, na Zona Oeste do Rio de Janeiro e a proposta da residência nasce justamente do potencial criativo e artístico-cultural da Colônia, que marcou a trajetória de nomes fundamentais da arte brasileira, como Arthur Bispo do Rosario, Stella do Patrocínio e Antônio Bragança. O espaço também abriga o Ateliê Gaia, importante espaço de criação permanente que conta com a atuação de artistas residentes que vivenciam o cotidiano no museu criando uma relação de pertencimento e importância na instituição.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -