- Publicidade -

19ª Primavera dos Museus conta com oficinas, debates e ocupações artísticas

Publicado em:

O Musehum – Museu das Comunicações e Humanidades preparou uma programação especial gratuita para celebrar a 19ª Primavera dos Museus, iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que este ano discute “Museus e Mudanças Climáticas”. É a Primavera do Musehum, entre 24 e 28 de setembro, com apresentações artísticas, exposições, oficinas e rodas de conversa que dialogam sobre a temática do meio ambiente.

“Por meio da cultura e suas múltiplas linguagens, o Futuros – Arte e Tecnologia busca engajar o público em debates e reflexões conectados com o nosso tempo. A Primavera do Musehum, em sintonia com o tema da 19ª Primavera dos Museus, combina arte, diversidade e urgência socioambiental por meio de obras, oficinas e rodas de conversa. Com isso, reafirmamos nosso propósito de promover reflexões visando a construção de futuros mais sustentáveis, justos e inclusivos”, ressalta Bruna Cruz, coordenadora do Musehum. 

Ao longo dos cinco dias de programação, o público vai participar de atividades educativas e culturais voltadas para toda família. Serão cinco mesas de debates, sobre assuntos que percorrem desde a importância da água até preservação e sustentabilidade digital; três oficinas, com os temas “Arte da Terra: Criação com Argila e Natureza”, “Berimbau: Memória e Natureza” e “Impossibilidade possível de futuros – Terra, Água e Ar”; três apresentações artísticas de jovens da Folia de Reis do Morro da Formiga, do projeto Favelas e Florestas; uma estação educativa e uma conferência sobre “Antropoceno”. O tema, que é um dos eixos temáticos de atuação do Musehum, propõe diálogos e ações concretas para um futuro sustentável, reforçando a importância de práticas conscientes. Para conferir a programação completa com os nomes dos participantes, basta retirar os ingressos gratuitos AQUI

Outras duas atividades integram a Primavera do Musehum: a abertura da exposição coletiva “CLIMAXX” e a estreia do projeto “Disconcertos”. Com curadoria de Gabriela Maciel e produção da Tech Art Lab, a mostra traz obras em diversos suportes e formatos. Trabalhos em arte digital, pintura, objeto, fotografia e vídeo apresentam visões de mundo sobre a situação crítica do meio ambiente. Raul Mourão, Marian Starosta, Niura Bellavinha, Bia Monteiro e Ana Kemper são alguns dos artistas que expõem até 16 de novembro.  

Na quarta, 24, às 19h, estreia a nova temporada do projeto “Disconcertos”, em que o escritor e jornalista Dodô Azevedo convida uma personalidade cultural a eleger um disco marcante de sua vida. O primeiro deles será o músico Barral Lima, que vai falar sobre “Sol de primavera”, de Beto Guedes, de 1979. Juntos, Dodô e Barral compartilham histórias sobre a obra, a carreira de Guedes e a preocupação com questões ambientais já na década de 70. Disconcertos é uma realização de Sheila Gomes por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS, com o patrocínio da Serede e da Prefeitura do Rio de Janeiro/SMC.

Serviço
Primavera do Musehum
Data: 24 a 28 de setembro
Horário: 11h às 20h
Local: Futuros – Arte e Tecnologia
Endereço: Rua Dois de Dezembro, 63 – Flamengo, Rio de Janeiro 
Retirada de ingressos gratuitos: AQUI

Com atividades gratuitas e para públicos de todas as idades, o Museu do Amanhã abre as portas para a 19ª Primavera dos Museus. Sob o tema “Museus e Mudanças Climáticas”, a proposta da temporada, que começa no dia 22, é pautar temas como justiça climática, biodiversidade, cultura e clima, e propor novas abordagens para discussões e soluções acerca das mudanças climáticas, reforçando a importância dos museus enquanto agentes ativos de educação ambiental e mitigação climática. 

Como destaque, no dia 23, a “Descomplica: Mudanças climáticas: O que os Museus têm a ver com isso?” acontece na Arena Esquenta COP a partir das 15h. Querendo atingir a todos os interessados, sejam ou não especialistas, a conversa será aberta e acessível, e abordará o papel dos museus frente à crise climática; as práticas possíveis e os desafios das instituições, levando em conta profissionais de museus, seus públicos e seus acervos; e como estes espaços, com suas diferentes linguagens, podem comunicar e apoiar na justiça climática. Com a participação de Josiane Kunzler (MAST), Heloísa Queiroz (Prefeitura) e Nina Pougy (Museu do Amanhã), e mediação de Vera Mangas (IBRAM), o encontro busca aproximar saberes diversos e construir pontes entre cultura, ciência e sociedade. 

Para as crianças, tudo começa no dia 22 com a imersão “Bichinhos Pantaneiros”, em que fantoches interagem com o público para dividir curiosidades sobre a vida no Pantanal, dentro da exposição “Água Pantanal Fogo”.  Os pequenos também são bem-vindos na oficina de Libras “Experimentações do Brincar”,  sobre sinais relacionados à Ciência, que acontece no dia 23, e na contação de histórias sobre a comunicação de um sapo surdo, com sinais direto da Mata Atlântica, no dia 28.

Também acontecem, entre o dia 22 e 27, sempre às 10h30, as Imersões Cognitivas Sensoriais. Nelas, o público neurodivergente e seus acompanhantes são convidados a participar de experiências sensoriais em um espaço especialmente preparado para acolher e estimular diferentes formas de aprendizado e expressão, com atividades lúdicas, materiais adaptados e momentos de troca. 

SERVIÇO
Imersão: Bichinhos Pantaneiros
data: 22/09
horário da atividade: 10h30
local: Água, Pantanal, Fogo 
classificação: Livre
limite de participantes: 30
Sem inscrições 

Imersão: Cognitiva e Sensorial

data: de 22 a 27/09

horário da atividade: 10h30

local:  Espaço Educativo 

classificação: 7 a 12 anos

limite de participantes: 25

Sem inscrições

Experimentações do Brincar: Tá na Mão: Ciência em Libras  (COM INTÉRPRETE)

data: 23/09

horário da atividade: 14h30

local: Espaço Educativo

classificação: livre

limite de participantes: 25

credenciamento: 14h às 14h30

Inscrições no local

Descomplica: Mudanças climáticas: O que os Museus têm a ver com isso?

data: 23/09

horário da atividade: 15h

local: Arena Esquenta COP
classificação:  Livre
limite de participantes: 80
Inscrições via site do Museu do Amanhã

Trilhar o Museu em Libras  (ATIVIDADE EM LIBRAS) 

data: 25/09

horário da atividade: 10h30

local: Arena e Exposição Principal

classificação: Livre

limite de participantes: 25

Sem inscrições

Televisita TikTok Água e Emergências Climáticas

data: 26/09
horário da atividade: 17h

local:  TikTok (Água Pantanal Fogo)

classificação: livre

Sem inscrições

Museu na Rua:  Nosso quintal é o mundo: museus, territórios e mudanças climáticas

data: 27/09
horário da atividade: 10h30 

local de encontro: Museu do Amanhã (MdA) (Atividade externa)

classificação: Livre

credenciamento: 10h

Inscrições via site do Museu do Amanhã

Trilhar Temático: Geopoética e Mudanças Climáticas 

data: 27/09

horário da atividade: 11h

local: Arena Esquenta COP

classificação: Livre

limite de participantes: 80 pessoas

Sem inscrições

Amanhã de Histórias: Próxima sinalização…

data: 28/09

horário da atividade: 14h30

local: Observatório

classificação: Livre

Limite de participantes: 25

credenciamento: 13h50 às 14h20

Inscrições no local 

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -