- Publicidade -

33ª edição do Arte de Portas Abertas

Publicado em:

O bairro de Santa Teresa será palco da 33ª edição do Arte de Portas Abertas (APA). O evento, que já faz parte do Calendário Oficial do Município desde 2007, transforma ruas, praças, ateliês, galerias e centros culturais em uma grande galeria de arte a céu aberto.

Com o tema “Santa Teresa – Um Bairro Sustentável”, a edição de 2025 propõe uma imersão em arte, ecologia e cidadania. A programação inclui artes visuais, esculturas, grafite, performances, dança, teatro, música, poesia, circo, gastronomia, oficinas de capacitação, além de conteúdos voltados para sustentabilidade e acessibilidade.

Este ano, o evento terá a participação de mais de 180 artistas, distribuídos em diferentes frentes: 32 ateliês abertos ao público. 10 galerias e centros culturais. 62 artistas na coletiva do Parque Glória Maria. 7 fotógrafos na exposição do Centro Cultural Laurinda Santos Lobo. 10 artistas na mostra de acessibilidade no Museu Casa de Benjamin Constant. Além de mais de 20 artistas reunidos entre a Galeria Rio Scenarium e o Coletivo AMEBECO, ambos na Lapa.

O Arte de Portas Abertas é uma celebração da arte, do território e da transformação cultural do bairro, reafirmando Santa Teresa como um dos polos mais vibrantes e criativos do Rio de Janeiro.

Confira a programação:

Centro Cultural Parque Glória Maria – sede do evento
A Galeria Principal apresenta a coletiva Vozes do Mundo, que reúne pintura, escultura, instalação, fotografia e performance em diálogo entre arte, ecologia e território. Na Galeria do Túnel, a mostra Nau Cultural valoriza o artesanato brasileiro e promove debate sobre turismo consciente. O Espaço das Ruínas dá destaque a jovens talentos e artistas do interior, enquanto os jardins recebem a Feira de Arte e Sustentabilidade com design, moda ecológica e gastronomia. Oficinas de bioconstrução, reciclagem, rima e arte-educação também fazem parte da programação, além do EcoVerso – Sarau do Manu, reunindo poetas e estudantes locais.
Rua Murtinho Nobre, 169 – Santa Teresa

Centro Cultural Laurinda Santos Lobo
Homenagem aos 35 anos do bloco das Carmelitas, com a exposição “Pula o Muro e Vem”, mostra fotográfica, camisas oficiais, vídeos e registros raros, além da roda de samba do bloco nos dias 27/09 e 05/10.
Rua Monte Alegre, 306 – Santa Teresa

Museu Casa de Benjamin Constant
Recebe a exposição Acessibilidade, Arte e Cultura, organizada pelo Instituto Percepções, totalmente adaptada para participação plena de pessoas com deficiência.
Rua Monte Alegre, 255 – Santa Teresa

Solar do Mirante
Abriga a primeira edição do Arte de Portas Abertinhas, no dia 05/10, a partir das 14h. A programação infantil inclui Festival Eco Musical, Expo Arte & Recicláveis, palhaçaria e oficinas de máscaras e fantasias.
Rua Leopoldo Froes, 163 – Santa Teresa

Atividades de Rua

Largo das Neves (27/09): Abertura oficial com o bloco Céu na Terra e cantoria para Cosme e Damião.

Largo do Curvelo (05/10): Roda Cultural Canta Teresa com aulão de charme, hip hop, R&B e black music.

Mirante Jorge Salomão (05/10): Sarau dos Crias, com microfone aberto e participação de artistas locais.
Rua Dias de Barros, 02 – Santa Teresa

Chave Mestra e novas iniciativas

A Associação dos Artistas Visuais de Santa Teresa – Chave Mestra, organizadora do evento desde sua criação, anuncia novidades para 2025: a Escola de Artes Visuais Chave Mestra, o projeto itinerante APA nos Trilhos do Bonde, ações colaborativas com blocos e coletivos culturais e a Coordenação de Jovens Comunicadores, que vai formar moradores locais em criação de conteúdo e turismo, ampliando oportunidades profissionais para além do festival.

Serviço: Local: Bairro de Santa Teresa e entorno
Datas: 27 e 28 de setembro / 04 e 05 de outubro de 2025
Programação estendida: Primavera de Teresa, de 11 a 15 de outubro de 2025

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -