- Publicidade -

Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro comemora 36 anos

Publicado em:

Em outubro, o Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro comemora 36 anos. Em mais de três décadas de história, a instituição cultural mais visitada do país se estabeleceu como um marco da revitalização do centro histórico e um grande queridinho dos cariocas.

Em 12 de outubro de 1989, o Banco do Brasil deu seu primeiro passo como grande apoiador da cultura brasileira ao inaugurar o seu primeiro Centro Cultural. Desde então, passaram pelo CCBB mais de 60 milhões de visitantes e foram realizados mais de 2.500 projetos culturais.

Desde 2011, o CCBB Rio de Janeiro inclui o Brasil no ranking anual do jornal britânico The Art Newspaper, que lista os cem museus e centros culturais mais visitados do mundo. Em 2024, o CCBB foi o museu mais visitado da América do Sul e o 64º do mundo. Também foi eleito o Centro Cultural mais amado da capital fluminense pelos leitores da Revista Veja Rio pela 6ª vez seguida. Referência de diversidade e acolhimento, teve seu programa educativo indicado ao Prêmio ICOM (International Council of Museums – Conselho Internacional de Museus), que reconhece ações sustentáveis em museus.

Em 2025, o museu já ultrapassou a marca de 700 mil visitantes. Dentre as exposições, Fullgás, Arte Subdesenvolvida e Ancestral: Afro-Américas encantaram o público, atraindo, juntas, mais de meio milhão de pessoas.

Os palcos também fizeram história, lotando os três teatros do prédio com sucessos para todas as idades, como a encantadora Mostra Carroça de Mamulengos,e montagens inéditas como Matilde, comédia feita em homenagem ao comediante Paulo Gustavo. Além disso, Vinte! foi um dos espetáculos mais indicados ao 36º Prêmio Shell de Teatro no primeiro semestre.

O CCBB também se consolida como um oásis no Centro do Rio para eventos de todos os tipos. Feira das Yabás, Junta Local, Resenha Black Bom, entre outros tantos parceiros o ajudaram a se estabelecer como um dos mais democráticos museus cariocas.

O prédio histórico no qual é situado, inaugurado em 1906 como sede da Associação Comercial do Rio, foi projetado por Joaquim Béthencourt da Silva, arquiteto do Império. Na década de 1920, o Banco do Brasil adquiriu o local e passou a utilizá-lo como sua sede até os anos 1960. Depois, serviu o público como agência bancária por mais de duas décadas até ser transformado na instituição cultural que é hoje.

Para seguir sendo um lar para a cultura carioca, o CCBB está passando por restaurações. O término dos trabalhos está previsto para 2026, mas os visitantes já podem notar alguns dos efeitos da revitalização em primeira mão, como o restauro do seu centenário piso de mármore, cerca de 1.227 m², sobre o qual andam milhares de pessoas todos os dias.

As luminárias, verdadeiras obras de arte, também foram contempladas pelos esforços dos restauradores. Ao todo, o espaço possui mais de 200 lustres que, juntos, compõem um tesouro de mais de 120 mil peças de vidro e cristal. Os objetos também são adornados com motivos que remetem a plantas e figuras mitológicas como o deus grego do comércio, Hermes.

A grandiosidade do espaço se traduz em sua utilização voltada para promoção da cultura. De quase 20 mil m ² de área construída, o CCBB dedica mais de dois mil m ² para exposições, além de contar com três teatros, duas salas de cinema, Biblioteca com mais de 250 mil exemplares, auditórios e salas multiusos. O prédio ainda abriga um Arquivo Histórico e o Museu Banco do Brasil, dedicados a preservar e dividir a história da primeira instituição bancária do país e do CCBB.

Ao longo de sua história, o CCBB Rio buscou acolher o público brasileiro em toda a sua vasta diversidade e ser um local onde todos se sintam à vontade para criar, testemunhar, expressar e viver a cultura. Primeiro dos cinco CCBBs, foi o pioneiro no investimento em cultura pelo Banco do Brasil, multiplicado para as cidades de Brasília, São Paulo, Belo Horizonte e Salvador. Juntos, se complementam para ampliar a conexão do brasileiro com a cultura.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -