- Publicidade -

“Limítrofe” estreia no Teatro Dulcina 

Publicado em:

Com direção de Daniel Dias da Silva e Anderson Cunha e texto inédito de Oscar Calixto, “Limítrofe” aborda com leveza patologias de saúde mental e humores instáveis na contemporaneidade.

Escrita por Oscar Calixto, que também entra em cena ao lado de Malu Falangola e Raphael Najan, a montagem com direção de Daniel Dias da Silva e Anderson Cunha apresenta e explora o universo das patologias psíquicas, abordando questões da psicologia contemporânea e debruçando-se sobre o universo do fenômeno dos humores instáveis, que seguem em curso imprevisível no seio da sociedade.

Na trama, três personagens que não se conhecem se encontram no telhado de um prédio de 20 andares. Cláudia, uma mulher que parece chegada de um ensaio de dança; Paschoal, um ator de televisão que chega ao espaço de maneira abrupta; e Marcos, um escritor que irrompe a porta de entrada do local e se depara com os outros dois. A troca entre os três desencadeia uma série de reflexões de ordens psicossociais, troca de farpas, análises, diagnósticos precipitados e discussões filosófico-existenciais cheias de humor e ironia.

“O desejo de levar esse tema ao teatro nasce da pura observação de uma sociedade que vem transformando absurdos em coisas normais. Sociedade que vem adoecendo e impulsionando os índices dos casos de suicídio no mundo inteiro. Além disso, a peça também discute outros temas importantes, como o que está acontecendo com o mercado de trabalho, sobre como estamos normalizando as ações dos feeds das redes sociais e de como elas passam a agir no inconsciente coletivo”, antecipa o autor e ator Oscar Calixto, cuja dramaturgia foi construída com a ajuda de psicólogos, psicanalistas e psiquiatras, tendo como referências linhas de pensamentos de Sigmund Freud, Carl Jung, Jacques Lacan e Zygmunt Bauman.

De acordo com o International Stress Management Association (ISMA), o Brasil é um dos países mais afetados por problemas de saúde mental, sendo líder no ranking mundial de pessoas ansiosas, com altos índices de estresse entre trabalhadores e uma significativa incidência do Transtorno de Personalidade Limítrofe ou Borderline. Nesse contexto, a peça surge como uma proposta artística e social para promover a conscientização sobre os transtornos mentais e suas variações de gravidade. Por meio de humor, drama, poesia e sensibilidade, a montagem convida o público a refletir sobre julgamentos apressados, rótulos e a maneira como lidamos com o sofrimento alheio.

A dramaturgia de “Limítrofe” aborda o tema de maneira leve e extremamente alinhada com a causa, proporcionando ao público rir, se divertir e se emocionar com uma história onde o imprevisível é o carro-chefe. Para a temporada de estreia, estão sendo convidados profissionais da saúde (psicólogos, psicanalistas e psiquiatras) para promover um debate com o público uma vez por semana. Os dias serão anunciados previamente no Instagram @espetaculolimitrofe. Para o autor da peça, um dos grandes problemas contemporâneos é estarmos absorvendo, normalizando e incluindo o modus operandi das redes sociais em nossas vidas. Oscar Calixto acredita que seja necessária a criação de “pequenos espaços de contemplação da vida”.

Normose” é um termo cunhado por Pierre, Jean-Yves Leloup e Roberto Crema para descrever um conjunto de hábitos, crenças e atitudes consideradas “normais” pela sociedade, mas que, na realidade, são prejudiciais, patogênicas ou causam sofrimento, levando à infelicidade e perda de sentido na vida. E frear isso parece impossível, frisa Oscar, já que habilitamos uma estrutura que consumimos diariamente e que nos bombardeia com essa avalanche coletiva com a qual nos acostumamos.

SERVIÇO: Temporada: 03 a 26 de outubro / Horário: Quintas, sextas-feiras e sábados, às 19h; domingos, às 18h / Ingressos:https://www.sympla.com.br/evento/limitrofe/3095103?share_id= / Local: Teatro Dulcina Endereço: Rua Alcindo Guanabara, 17 – Cinelândia – Centro

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -