- Publicidade -

“A BUSCA”, um espetáculo de máscaras em versão bilíngue Libras e português

Publicado em:

“A BUSCA, versão bilíngue (Libras e português)”, último espetáculo do Grupo Moitará, reconhecido pelos seus 37 anos de pesquisa na linguagem com as máscaras teatrais, chega ao Teatro Sérgio Porto para refletir sobre a importância do feminino para o equilíbrio da vida.

Com uma proposta delicada e inovadora, a atriz Erika Rettl, compartilha o palco com o ator, Jhonatas Narciso, que acompanha ela na interpretação de Libras e na encenação do espetáculo. 

“A BUSCA” é o segundo espetáculo da trilogia sobre a temática do feminino desenvolvida pelo Grupo Moitará. O trabalho convida o espectador a se conectar com sua natureza íntima e a refletir sobre a qualidade das relações que estabelece com o mundo ao seu redor. Neste espetáculo o Moitará aposta em uma montagem com acessibilidade de qualidade para pessoas surdas, inserindo na cena um ator intérprete de Libras que também utiliza recursos do Visual Vernacular – linguagem artística própria da cultura surda. O objetivo é que tanto o público surdo quanto ouvinte usufruam do espetáculo de forma plena. O Grupo coordena dirige desde 2008 o Ponto de Cultura Palavras Visíveis, um projeto bilíngue e bicultural, que nasceu com o propósito de promover capacitação técnica, a partir da linguagem da máscara teatral, para artistas surdos. O objetivo  é unir experiências entre surdos e ouvintes, fortalecendo e ampliando a produção artística da comunidade surda e o intercâmbio artístico entre as duas culturas. 

“A linguagem da máscara teatral, por solicitar aos atores uma comunicação corporal expressiva e de leitura clara, faz com que cada ação e intenção seja plenamente vivenciada e essencializada. Isto faz com que o ator/atriz aprofunde sua percepção sensorial. Ela nos exercita para além dos códigos linguísticos”, explica Venício Fonseca, um dos fundadores do Grupo Moitará e diretor do espetáculo “A BUSCA”.

No primeiro dia da temporada, na sexta, 3 de outubro, o Grupo Moitará abrirá um bate-papo sobre ‘Cultura surda e cultura ouvinte em cena – acessibilidade cultural de qualidade’, que começará depois da apresentação, com entrada gratuita e duração de 40 minutos. Com a presença do ator surdo Ricardo Boaretto, que fez supervisão do texto para Libras e Visual Vernacular.

Serviço: Datas: 3, 4 e 5 de outubro de 2025 / Teatro Sérgio Porto Endereço: Rua Humaitá, 163 – Humaitá / Para mais informações consultar o site: www.grupomoitara.art.br

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -