- Publicidade -

Chiara Santoro apresenta o recital As Brasileiras no CCJF

Publicado em:

A soprano Chiara Santoro ao lado do pianista Silas Barbosa, apresenta um mergulho na obra de mulheres compositoras brasileiras, muitas vezes invisibilizadas ao longo da história da música.

O programa percorre um arco histórico que vai de Chiquinha Gonzaga às autoras contemporâneas, revelando a diversidade e a riqueza de produções que transitam entre o lirismo, as harmonias complexas e o diálogo com o cancioneiro popular e expressões de matrizes africanas.

“Comecei a pesquisar esse repertório porque sentia falta de nomes femininos nos programas de música brasileira, e descobri um universo belíssimo de composições pouco conhecidas e executadas”, explica Chiara. “Esse concerto é uma forma de dar voz a uma produção musical que foi relegada à margem por questões sociais e estruturais. Mais do que uma reparação histórica, é um presente ao público poder conhecer ao vivo essas canções de enorme beleza e valor cultural”, completa.

A proposta artística do recital também se inspira no Ciclo Três Guerreiras Brasileiras, da compositora Sandra Mohr, que homenageia três mulheres históricas do país. Dedicado à soprano coloratura Raquel Fortes, é formado por três canções: A Indígena, A Branca e A Negra. Escrita entre 2 e 18 de dezembro de 2019, a obra foi premiada na XXV Bienal de Música Brasileira Contemporânea e teve sua estreia em dezembro de 2023, interpretada pela soprano Chiara Santoro e pela pianista Viviane Sobral.

Desta vez, a homenagem é feita a três mulheres com vivências distintas e de destaque no cenário artístico atual. O projeto dá espaço para elas compartilharem suas histórias através de entrevistas coletadas. Entre as artistas entrevistadas estão a própria compositora Sandra Mohr, a maestra e diretora musical Cláudia Elizeu — reconhecida nas produções de teatro musical — e a atriz e cantora indígena Rosa Peixoto. 

O recital tem ainda um viés educativo, ao destacar o trabalho de pesquisadores que se dedicaram ao resgate de manuscritos e partituras muitas vezes esquecidas em acervos. “Graças a esse esforço, hoje podemos trazer para o palco uma seleção preciosa que conecta memória, identidade e o protagonismo feminino na música de concerto”, acrescenta a cantora.

Com direção cênica de Bibi Tolentino e iluminação de Dani Saboia, As Brasileiras se estabelece como uma experiência artística que une música, reflexão e celebração da herança cultural das compositoras do Brasil.

Serviço
Data: 7 de outubro (terça-feira), às 19h
Local: Teatro do Centro Cultural Justiça Federal
Endereço: Av. Rio Branco, 241 – Centro, Rio de Janeiro
Ingressos: Sympla – https://www.sympla.com.br/
Classificação etária: Livre

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -