- Publicidade -

Galeria do teatro Glaucio Gil recebe mostra “Paulo Davi”

Publicado em:

Com curadoria de César Oiticica Filho, o artista plástico e performer Paulo Davi, estreia a exposição inédita “Paulo Davi”, formada por 14 Parangolés e um Xirolé, em homenagem a Hélio Oiticica e Arthur Bispo do Rosário.

O público poderá interagir, brincar, experimentar o corpo, o espaço e a poesia em estado de movimento dos Parangolés de tecidos detalhadamente bordados. Entre as obras marcantes de Paulo Davi incluídas na mostra estão: “O Ato do Jogo“, instalação penetrável inspirada em Hélio Oiticica.                          

Desde 2003,  Paulo Davi tem aprofundado seu trabalho em torno da potência simbólica dos tecidos, da performance como rito e da arte como espaço de encontro e resistência. A predominância de tecidos de variadas texturas em sua obra  se deve porque o artista nasceu no município de Pau Grande, RJ, onde os ingleses fundaram uma das unidades da fábrica América Fabril, em 1878, e portanto ele foi influenciado desde a infância por panos, fios entrelaçados, linhas, tessituras que marcaram a sua arte.  

 Paulo Davi é parceiro do Espaço Travessia do Instituto Municipal Nise da Silveira e do Centro Cultural Hélio Oiticica, onde fez residência, ele participou da quarta e última edição da  Parada 7 (evento de arte, ativismo, que promove o diálogo entre arte, saúde mental e comunidade, que acontece desde 2023 nas ruas do Centro do Rio  07/09, dia da data nacional).

Atuando profissionalmente desde o final dos anos 1980, Paulo Davi iniciou sua carreira no teatro, integrando o Grupo Mambembe Lanavevá, no Rio. Trabalhou como assistente de Jorginho de Carvalho, referência da iluminação cênica no Brasil, e participou de montagens pelo país. Sua trajetória inclui participações no  festival Satyrianas (SP), e apresentações com coletivos artísticos em Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além da criação da Web Residência. 

A exposição no Teatro Glaucio Gill apresenta uma retrospectiva de sua carreira dando um panorama de sua trajetória e suas investigações mais recentes.

Serviço: De 5 a 30 de outubro de 2025 na Galeria do Teatro Glaucio Gil (Praça  Arcoverde, S/N. Copacabana. Rio de Janeiro). Visitação: de terça a domingo,14h às 20h. Entrada franca.  

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -