- Publicidade -

 “Do sonho à realidade: cinema e inteligência artificial” propõe uma reflexão crítica sobre a sociedade

Publicado em:

A CAIXA Cultural Rio de Janeiro apresenta a mostra “Do sonho à realidade: cinema e inteligência artificial”. Com entrada gratuita, o projeto reúne filmes clássicos, raridades e obras contemporâneas que exploram as relações entre tecnologia, consciência e imagem, e propõe uma reflexão crítica sobre a sociedade. Além das exibições, a programação inclui palestras, oficinas e debates, que conectam a história do cinema aos desafios éticos e sociais do presente. Os ingressos serão distribuídos 30 minutos antes de cada sessão

Entre os destaques da seleção estão títulos emblemáticos como O Exterminador do Futuro (James Cameron, 1984), Robocop – O Policial do Futuro (Paul Verhoeven, 1987), Matrix (Lana e Lilly Wachowski, 1999), A.I. – Inteligência Artificial (Steven Spielberg, 2001) e 2001: Uma Odisseia no Espaço (Stanley Kubrick, 1968).

A programação também traz obras raras como THX 1138, primeiro longa do diretor George Lucas (de 1971), o soviético Loss of Sensation (1935), e os experimentais O Homem Mecânico (1921) e Balé Mecânico (1924), este último em sessão de abertura com trilha sonora ao vivo de Vasconcelos Sentimento e participação de uma inteligência artificial.

A mostra propõe interrogar como o cinema tematizou historicamente a intrusão tecnológica, revisitando dilemas como a consciência artificial, a obsolescência programada e a superação do humano pela máquina. “O cinema é uma ferramenta privilegiada para refletir sobre as tensões entre humanidade e tecnologias não orgânicas, evidenciando tanto os entusiasmos quanto os receios que permeiam esse debate”, afirma Diogo Cavour, um dos curadores da mostra.

Palestras, oficinas e debates: 

Entre os convidados estão a cientista da computação Nina da Hora, o pesquisador Matheus Sodré, o gerente da Cinemateca do MAM Rio Hernani Heffner e o crítico Philippe Leão, entre outros especialistas. 

Destaque para a masterclass “Humano-máquina: o transumano no cinema”, com Hernani Heffner, na quarta-feira (29), às 18h, e para a oficina “Luz, câmera, prompt! – o audiovisual na era da inteligência artificial”, com Saulo Frauches, na quinta-feira (30), às 14h30. 

As mesas de debate “IA e a sociedade”, no sábado (01/11), às 16h, e “Cinema, imagem e IA”, na quinta (06/11), às 17h30, reúnem especialistas para discutir os desafios éticos, políticos e estéticos das novas tecnologias.

No sábado (08/11), a exibição do clássico Frankenstein, às 14h, será seguida da mesa de conversa sobre a obra, a partir das 15h40, conduzida pelo coletivo Terranias – Núcleo de Pensamento Ecológico (PUC-Rio).

A programação da mostra terá ainda o lançamento de um catálogo com ensaios inéditos e traduções de textos fundamentais sobre cinema, tecnologia e inteligência artificial, com contribuições de nomes como Jonathan Crary, Giselle Beiguelman e Bruna Della Torre. 

SERVIÇO:  de 28 de outubro a 09 de novembro de 2025 / Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Unidade Passeio (Rua do Passeio, 38, Centro)  / Horários: Consultar programação / A programação completa está disponível no site da CAIXA Cultural. / Entrada franca, com retirada de ingressos 30 minutos antes de cada sessão / Classificação indicativa: Verificar a classificação de cada filme / Acesso para pessoas com deficiência

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -