- Publicidade -

Sonia Wysard apresenta “Raiar o Breu”, na Casa de Cultura Laura Alvim

Publicado em:

A artista visual Sonia Wysard abre sua nova exposição individual, Raiar o Breu”, com curadoria de Shannon Botelho, no próximo dia 18 de novembro, das 18h às 21h, na Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema. A exposição reúne cerca de 30 obras entre pinturas, monotipias e livro de artista, com escalas variadas, entre elas uma pintura de cinco metros de altura por um e sessenta de largura, e a série inédita ‘Ossos da Terra’, produzida em 2025.

A ambiguidade entre sombra e claridade, presença e ausência, bem como o jogo entre transparência e apagamento, atravessam as séries apresentadas. Nessas obras, a artista tensiona o campo da pintura ao explorar camadas que se revelam e se retraem, construindo profundidades que parecem surgir de dentro da própria superfície. Assim, o olhar é conduzido a perceber o que se mostra e o que se insinua, num movimento contínuo entre o visível e o que permanece em suspenso.

Na entrada da exposição, o visitante se depara com a série inédita ‘Ossos da Terra’, três pinturas em tinta acrílica sobre tela, produzidas neste ano, medindo 210 x 120 cm (cada), assim como os desenhos “estudos”, que serviram de base para estes trabalhos, e quatro pinturas em aquarela. Na sala ao lado estarão duas pinturas em grande formato: Paisagem Noturna (2008) e Leblon às Escuras (2010). No mesmo espaço estarão as monotipias da série Neblina. “Nos trabalhos da série Neblina, o gesto é contido, como um sopro que deposita véus sobre a superfície tátil da pintura. A imagem se dissolve em brumas, como se quisesse manter-se próxima do instante primeiro em que a ideia acolhe o acaso”, descreve o curador Shannon Botelho.

Três pinturas de períodos diferentes, onde o vermelho predomina, são apresentadas nas séries ‘Drowned’ e ‘Limite Visível’. Nas três pinturas da série ‘Paisagens Insuspeitas’, “a materialidade torna-se rastro suspenso entre o visível e o que se desfaz diante dos nossos olhos. São paisagens inventadas, habitadas por fantasmas de cor e sopros de matéria.” Neste mesmo espaço estarão seis trabalhos emoldurados em caixas de acrílico e o Livro de Artista ‘Lendo Imagens’, de 2022, com capas em pintura acrílica sobre tela de algodão, miolo em pinturas e monotipias sobre papel Canson 160g e papel vegetal 90g. O livro é encadernado artesanalmente.

Por fim, suspenso como em flutuação e medindo cinco metros de altura por um metro e sessenta centímetros de largura, está a obra ‘Sombras’, que apresenta “superfícies onde o contraste não é apenas efeito visual, mas experiência física do tempo.”

“Raiar o Breu é esse limiar: o ponto em que a luz e a sombra deixam de ser opostas e passam a coexistir. Sonia Wysard pinta a própria transição — o espaço onde o escuro brilha, onde o invisível pulsa, onde o dia ainda é noite”, finaliza o curador no texto que acompanha a exposição.

Serviço: Período de visitação: 19 de novembro de 2025 a 07 de janeiro de 2026 / Local: Casa de Cultura Laura Alvim / Endereço: Av. Vieira Souto, 176 – Ipanema / Entrada gratuita

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -