- Publicidade -

Emmanuel Nassar lança seu livro no Rio de Janeiro

Publicado em:

Criando diálogos entre referências da história da arte e da valorização estética de materiais descartáveis, Emmanuel Nassar celebra sua consagrada trajetória com nova instalação e o lançamento de seu livro monográfico no contexto da COP30, sediada pela primeira vez em Belém do Pará, cidade natal do artista. A publicação é idealizada pelo Instituto TeArt, em coedição com a Cosac e em parceria com a Allos. O livro constitui o volume mais abrangente já dedicado à obra de Nassar.

As múltiplas leituras da obra de Nassar são guiadas por propostas cartográficas que confundem o observador, mas são intencionais, transitando entre a sátira do cânone geométrico e a manipulação do traço erudito. Na Amazônia, o artista observa as movimentações contemporâneas de uma perspectiva própria, incorporando técnicas indígenas e o ilusionismo barroco. Ele encara o mercado de arte contemporânea de forma resoluta, abraçando a noção de que seu conceito artístico é lido e consumido como uma marca, tornando o alinhamento com a arte pop, e as questões mercadológicas, elementos estruturais de sua obra.

O artista buscou ajustar às suas próprias condições as premissas lançadas por uma sociedade diferente, como a norte-americana. A reutilização de materiais descartáveis, como chapas metálicas de ferros-velhos, com sutis intervenções pictóricas, convida a perceber como materiais podem ganhar nova vida, ser reabastecidos de significados e observados a partir de perspectivas críticas, estéticas, sociopolíticas e ambientais. 

“É precisamente na dinâmica de ambivalências que se situa a obra de Nassar: na reoperação de referências internacionais, como a arte pop de matriz estadunidense, e no reforço de imagens e narrativas regionais, com elementos culturais recorrentes (as bancas de tapioca, as frutas, as fachadas das casas, as placas de venda de açaí, as peneiras metálicas, as cores vívidas, a geometria marcada e os mais diversos tipos de materiais recolhidos e ressignificados)”, afirma Mateus Nunes.

O lançamento no Rio de Janeiro será no dia 29 de novembro de 2025, às 19h, na Livraria Travessa, Shopping Leblon. Em 9 de dezembro, o lançamento ocorre em São Paulo.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -