- Publicidade -

“Quatro Elementos” tem apresentações gratuitas no Centro Coreográfico

Publicado em:

Com passagem pelo Teatro Liceu de Artes e Ofícios,Teatro Riachuelo e Centro Coreográfico da Tijuca, “Quatro Elementos” resgata a memória de Gilberto de Assis, principal pupilo de Mercedes Baptista, através da dança afro-brasileira.

A força da natureza, a energia dos Orixás e a luta contra o apagamento cultural dão o tom do espetáculo “Quatro Elementos”, que segue em curta temporada gratuita no Rio de Janeiro. Após estreia no Liceu de Artes e Ofícios, a montagem chega ao palco do Teatro Riachuelo nesta quarta-feira (26/11) e encerra sua circulação no Centro Coreográfico do Rio de Janeiro no fim de semana (29/11).

Idealizado pela Orbe Produções, o projeto vai além da performance: trata-se de um profundo resgate da obra de Gilberto de Assis, considerado o principal pupilo de Mercedes Baptista (precursora da dança afro-brasileira cênica no Brasil). Sob a direção artística e coreografia de Kátia Bezerra e Sílvia Cardoso — ex-alunas e guardiãs da memória do mestre — o espetáculo traduz em movimento as vibrações energéticas da natureza e suas correlações com o imaginário social das divindades africanas.

Da pesquisa acadêmica ao palco,  a montagem é fruto de uma longa pesquisa conduzida pela produtora Fernanda de Lima. O processo envolveu o contato direto com o acervo pessoal de Gilberto de Assis, que foi recentemente doado ao Centro Coreográfico do Rio de Janeiro pelas diretoras do espetáculo. A iniciativa contou com a parceria do Prof. Dr. Marcus V. Machado de Almeida e do Laboratório Grafias do Gesto (UFRJ), solidificando o compromisso do projeto em lutar contra apagamentos históricos.

Serviço: 29/11 (sábado) – 18h Local: Centro Coreográfico do Rio de Janeiro (Vagas limitadas) Endereço: Rua José Higino, 115 – Tijuca.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -