- Publicidade -

MNBA lança a exposição que ocupa os tapumes e transforma o canteiro de obras em galeria temporária a céu aberto

Publicado em:

O Museu Nacional de Belas Artes (MNBA) segue reinventando sua relação com o público durante a restauração de seu edifício histórico. A instituição lança a exposição “Bela Moderna Contemporânea”, que ocupa os tapumes que circundam o prédio e transforma o canteiro de obras em galeria temporária a céu aberto, Certamente, um gesto ousado que marca uma nova fase do projeto “Um Olhar pela Fechadura”.

Se o público ainda tem acesso restrito às áreas internas, o MNBA devolve à cidade uma experiência estética direta, democrática e inesperada. Os tapumes deixam de ser barreira e se tornam suporte artístico, ativando o entorno do museu, aproximando novos espectadores e rompendo fronteiras entre o institucional e o urbano.

Idealizada pelos curadores Greice Rosa e Marco Antonio Portela, a exposição “Bela Moderna Contemporânea” reúne 53 artistas de diferentes regiões do país, muitos deles com pouca circulação institucional, além de nomes convidados, já consagrados no circuito da arte contemporânea, como Rogério Reis, Vicente de Mello, Marcos Bonisson, Edu Monteiro, José Diniz, Mayra Rodrigues e André Sheik, entre outros.

As obras incluem fotografia, pintura, desenho e experimentações visuais diversas e foram especialmente adaptadas para o formato lambe-lambe, técnica histórica da arte urbana que permite a aplicação direta dos trabalhos sobre os tapumes. Aliás, ao ocupar esse suporte popular e efêmero, a exposição transforma o perímetro da obra em um espaço de circulação estética viva e contínua.

Os artistas participaram de uma residência no MNBA, vivenciando, de dentro, as transformações físicas e simbólicas trazidas pela restauração. Suas obras refletem sobre o papel dos museus no século XXI, as disputas por visibilidade e os desafios da democratização cultural.

Serviço: A partir de 4 de dezembro / Local: Museu Nacional de Belas Artes – Tapumes / Endereço: Av. Rio Branco, 199 – Centro

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -