- Publicidade -

“TOM NA FAZENDA” faz temporada popular no Teatro Carlos Gomes

Publicado em:

Uma das peças mais aplaudidas e premiadas desde sua estreia em 2017, “TOM NA FAZENDA” volta ao Rio de Janeiro, onde sua história começou há mais de oito anos. A peça esteve de outubro a dezembro em São Paulo, depois de uma exitosa temporada no maior festival de teatro do mundo, o Festival de Edimburgo, na Escócia (Reino Unido). Foram 23 apresentações para um público de mais de 7.000 espectadores, com destaque nos principais jornais do Reino Unido, como The Guardian, onde o crítico Mark Fisher escreve que TNF é um “impressionante estudo sobre a homofobia”, e que é “tão cruel quanto hipnotizante”. Agora, “TOM NA FAZENDA” retorna ao Brasil para mais uma temporada de reencontros em turnê pelo Brasil.

A montagem traz no elenco Denise Del Vecchio, Iano Salomão e Camila Nhary, além do próprio Babaioff, em um drama potente que aborda questões contemporâneas e urgentes, como a homofobia e o patriarcado, entranhados em complexas dinâmicas familiares. 

“TOM NA FAZENDA” é baseada na obra “Tom à la Farme”, do autor canadense Michel Marc Bouchard. Foi numa conversa com um amigo que Babaioff tomou conhecimento do filme Tom na Fazenda (2013), adaptação da peça homônima, com direção do franco-canadense Xavier Dolan. Michel Marc Bouchard, autor da obra original, sintetiza a essência do espetáculo em uma frase poderosa: “homossexuais aprendem a mentir antes mesmo de aprender a amar”. Esta citação resume a dor e os conflitos internos vividos não só pelo personagem central, Tom, mas por diversos jovens, diariamente, em todos os lugares. 

Em cena, o publicitário Tom (Armando Babaioff) vai à fazenda da família para o funeral de seu companheiro. Ao chegar na casa, descobre que a sogra Agatha (Denise Del Vecchio) nunca tinha ouvido falar de sua existência e tampouco que o próprio filho era gay e, para piorar, descobre que ela está a espera de Helen, a suposta “namorada” do filho morto, que na verdade é Sara (Camila Nhary), numa farsa criada para convencer Agatha da heterossexualidade do filho. Nesse ambiente rural e austero, Tom é envolvido numa trama de mentiras criada por Francis (Iano Salomão), o truculento irmão do falecido, estabelecendo com aquela família relações de complexa interdependência. A fazenda, aos poucos, vira cenário de um jogo perigoso, onde quanto mais os personagens se aproximam, maior o choque de suas contradições. 

O diretor Rodrigo Portella revestiu o palco com uma grande e rústica lona, sobre a qual há lama e água, numa alusão ao solo rural, e também numa provocação à estabilidade dos atores, que se (des)equilibram ao longo do espetáculo, em atenção e conexão máxima com os seus próprios corpos e dos colegas em cena. A instabilidade permanente reflete as tensões entre as personagens.


Serviço: De 22 de janeiro até 1º de fevereiro / Local: Teatro Municipal Carlos Gomes Praça Tiradentes, s/nº, Centro  https://ingressosriocultura.com.br/riocultura/events CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 18 anos

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -