- Publicidade -

Maneco Müller : Multiplo Galeria reúnem trabalhos de renomados artistas

Publicado em:

A Maneco Müller : Multiplo Galeria, no Rio de Janeiro, abre a segunda mostra comemorativa de seu aniversário de 15 anos. Quem faz a curadoria é o crítico Paulo Sérgio Duarte, um dos maiores intelectuais e conhecedores da arte contemporânea brasileira. Batizadas por ele como “O espetáculo da coerência”, as mostras reúnem trabalhos de renomados artistas— nomes que atravessam e constroem a trajetória da galeria.

Para as duas mostras consecutivas, Paulo Sérgio Duarte reuniu obras representativas de artistas fundamentais da arte contemporânea brasileira — nomes que contribuíram para a história de sucesso da galeria. Na primeira, estavam trabalhos de Ana Calzavara, Célia Euvaldo, Daisy Xavier, Eduardo Sued, Elizabeth Jobim, José Resende, José Pedro Croft, Maria-Carmen Perlingeiro, Pedro Cabrita Reis, Renata Tassinari e Waltércio Caldas. Nessa segunda exposição, o público poderá conferir obras de outros 15 artistas: Amalia Giacomini, Ana Holck, Angelo Venosa, Antonio Dias, Carlos Vergara, Cildo Meireles, Fernanda Junqueira, Gabriela Machado, José Bechara, Luiz Zerbini, Roberto Magalhães, Sandra Antunes Ramos, Teresa Salgado, Tunga e Walter Carvalho.

Para o curador, o nome da mostra é uma referência ao trabalho consistente da Maneco Müller : Multiplo ao longo do tempo. “Em sua jornada de 15 anos, a galeria fez uma seleção espetacular de artistas. Manter essa coerência é algo excepcional. Eu mesmo descobri coisas raras no campo da arte graças às escolhas deles”, disse Paulo Sérgio Duarte, referindo-se aos sócios da galeria, Stella Ramos e Maneco Müller. “É a primeira vez que convidamos um curador externo para uma exposição na casa. Paulo Sérgio é um agente fundamental na construção do pensamento crítico, institucional e histórico da arte brasileira. Contar com a participação dele é uma honra imensa para nós”, diz Maneco.

Segundo os galeristas, a relação deles com a arte sempre esteve além da lógica da compra e venda. “Para a galeria, as obras e os artistas são os verdadeiros protagonistas. Eles são a razão de ser do nosso negócio, que nasce de uma paixão profunda e de um enorme respeito pela arte”, afirma Stella. Maneco ressalta que o compromisso da galeria está na difusão da arte contemporânea e no acompanhamento das pesquisas dos artistas, oferecendo a eles apoio no desenvolvimento de suas poéticas. “Entendemos a arte como uma construção de linguagem, e não como um objeto de consumo. Em um mundo saturado de certezas, é a arte que nos devolve a dúvida — ampliando nossa capacidade de compreensão do mundo”, diz ele. “Foi esse compromisso que orientou cada uma de nossas escolhas desde 2010 até hoje. Estamos convictos de que esse é o papel da galeria. Nesse aniversário de 15 anos, reafirmamos nosso propósito, consolidando o espaço como um território de reflexão, pensamento crítico, diálogo e ‘desaprendizagem’”, finaliza Maneco.   

A primeira exposição abriu no dia 11 de dezembro de 2025, indo até 23 de janeiro de 2026. A segunda será inaugurada no dia 5 de fevereiro, às 18h, e segue até 13 de março. Mais do que celebrar o aniversário, a programação exalta a vitalidade da arte contemporânea brasileira ao longo desses 15 anos da galeria.  A Maneco Müller : Multiplo Galeria fica na Rua Dias Ferreira, 417/206 – Leblon

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -