- Publicidade -

Festival Conexões.Arte reúne projetos sociais e culturais em programação gratuita

Publicado em:

O Rio de Janeiro abriga importantes projetos sociais voltados à cultura que, ao longo dos anos, têm mudado a realidade de milhares de crianças e jovens das periferias. Grupos musicais – incluindo orquestras e coros – e cias de balé são algumas das iniciativas que vêm revelando talentos e formando artistas e professores, que já levaram sua arte para apresentações em outras cidades e mesmo fora do país. Para reunir e celebrar em um mesmo evento alguns dos principais projetos da cidade e pensar em novos caminhos e soluções, o Instituto Evoé lança este ano o Festival Conexões.Arte, que terá como padrinho nesta primeira edição o ator e comediante Fábio Porchat.

Inspirado nas primeiras experiências do Festival de Teatro do Rio de Janeiro e no projeto Palco Solidário, o Festival Conexões.Arte ganhou força com a entrada da TotalEnergies no tradicional teatro da Glória. O objetivo é criar um espaço de encontro, visibilidade e valorização para artistas, coletivos e projetos que atuam, em sua maioria, de forma independente ou em iniciativas sociais. Ao reunir diferentes linguagens e trajetórias, o festival fortalece redes de colaboração, estimula trocas e amplia o acesso do público a produções culturais diversas. Mais do que celebrar a arte, o evento reafirma a cultura como ferramenta de transformação social e contribui para democratizar o acesso e reconhecer a potência criativa dos territórios. 

Com atividades ao longo de todo o dia, das 10h às 21h, o Festival Conexões.Arte terá uma programação variada, que inclui mesas redondas para discutir a Transformação social através da música, com representantes do AfroReggae e do Estude o Funk!; o artista visual e cenógrafo Gringo Cardia(Spectaculu), a coreógrafa Dalal Achcar e a bailarina Ana Botafogo para falar sobre Formação técnica e inclusão social; e ainda rodadas de negócios com apresentação de projetos para investidores, com o Instituto Ambikira. 

No palco do teatro, o público terá a chance de ver gratuitamente espetáculos com a Orquestra Chiquinha Gonzaga, a Orquestra Guanabara – Agência do Bem, a Orquestra Maré do Amanhã, o Ballet Manguinhos, com o espetáculo Para sempre Elza, em homenagem à Elza Soares, além do Coro LGBTQIAPN+ da Rocinha, a Cia  de Ballet Dalal Achcar, com coreografias como Cardinal e Sem Você, e o Passinho Carioca. A programação completa e todas as informações sobre o festival estão no site festivalconexoes.com.br

Aberto ao público em geral, o festival também pretende aproximar o público consumidor de teatro dessas produções, para que prestigie e reconheça a qualidade artística produzida por essas instituições.

Os planos para a próxima edição do Festival Conexões.Arte, que será anual, incluem a participação de artistas, coletivos e projetos de diferentes regiões da cidade e também de outras partes do país, ampliando os intercâmbios e permitindo novas conexões. Desta forma, a ideia é transformar o Teatro TotalEnergies em um epicentro de valorização da criação artístico-social do Rio de Janeiro, projetando a potência dessas iniciativas e consolidando o festival como uma referência capaz de dialogar e inspirar projetos semelhantes em outros Estados.

SERVIÇO De 9 a 12 de abril / Local: Teatro TotalEnergies / Endereço: Edifício Manchete – Rua do Russel, 804 – Glória / Ingressos: gratuito / Retirada dos ingressosingresso.com / Classificação etária indicativa: livre

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -