- Publicidade -

Valère Novarina ganha homenagem no Armazém da Utopia 

Publicado em:


Em 16 de janeiro de 2026, morreu em Paris o artista franco-suíço Valère Novarina. Em homenagem à sua trajetória, o Armazém da Utopia, na Zona Portuária do Rio de Janeiro, promove no dia 25 de agosto, terça-feira, às 19h, “Viva Novarina”, um encontro dedicado à sua obra, reunindo artistas e pesquisadores que a estudam e desenvolvem no Brasil. A programação, gratuita e aberta ao público, inclui leituras de trechos de seus textos, depoimentos e exibição de vídeos.

— “Viva Novarina!” é nossa homenagem ao autor. Celebramos não apenas sua memória, mas a potência da obra que ele nos deixou — afirma Angela Leite Lopes, pesquisadora de teatro, tradutora de Novarina no Brasil e uma das organizadoras do evento.

Participam da programação a atriz e diretora Ana Kfouri, a pesquisadora de teatro e tradutora Angela Leite Lopes, o diretor Antonio Guedes, o ator e professor Claudio Serra, a atriz Cris Larin, a pesquisadora de teatro Lígia Souza, a atriz Lorena da Silva, a atriz Marina Mathey e o ator Renato Carrera. Além das intervenções artísticas que acontecerão na Sala Sérgio Britto, haverá exposição e venda dos livros de Valère Novarina traduzidos e publicados pela Editora 7Letras.

A programação contará também com a exibição dos vídeos “Novarina em cena” e “Dans la solitude” (Na solidão), de Raphaël O’Byrne, e a apresentação de trechos das obras “O animal do tempo”, “A inquietude”, “O ateliê voador”, “O homem fora de si”, “Luzes do corpo”, “Antonin Artaud: teórico do teatro”, “O teatro dos ouvidos” e “Debate com o espaço”.

Na mesma ocasião, será celebrada a memória de Thierry Trémouroux, que morreu em 28 de dezembro de 2025 e foi o responsável pela descoberta da obra de Novarina no Brasil.

SERVIÇO Dia: 25 de agosto de 2026, terça-feira
Local: Sala Sérgio Britto, Armazém da Utopia – Armazém 6, Zona Portuária,
Horário: 19h
Duração: 90 minutos
Gratuito, com retirada de ingressos pelo Sympla do Armazém da Utopia
Classificação indicativa: livre

Abertura da casa uma hora antes do início da programação, com cota de ingressos liberados no dia, por ordem de chegada e sujeita à lotação.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -