- Publicidade -

Tramas Arte Contemporânea abre calendário 2018 com a coletiva “Dá Licença”

Publicado em:

Para inaugurar o calendário de 2018 da Tramas Arte Contemporânea, o galerista João Sobral e a curadora Vanda Klabin uniram ideias e decidiram inovar. A dupla lança o projeto “Dá licença”, que tem como proposta reunir artistas da galeria e convidados para uma troca de experiências nas mais diversas formas, técnicas e linguagens. A mostra coletiva, que ganhará edição anual, será inaugurada no dia 26 de abril com obras de Evandro Prado, Fernando Ribeiro e Yara Dewachter, da Tramas, ao lado de Felipe Oliveira Mello, Flávia Metzler e Rafo Castro.

Os seis nomes selecionados pela curadora apresentam mais de 20 obras que transpiram uma linguagem visual pop, com temática extraída da cultura contemporânea. “Eles utilizam imagens instantaneamente familiares e reconhecíveis na vida cotidiana, que estão presentes nos produtos de consumo, no universo das histórias em quadrinhos, nos cartazes publicitários ou no diálogo com a arte. São diferentes intervenções estéticas que evidenciam diversas dicções, instigantes em suas tramas e contrapontos visuais”, explica Vanda Klabin.

Evandro Prado exibe séries em que reproduz imagens do Papa Francisco em sequência, todas em guache ou aquarela sobre papel. O artista conserva ornamentos e símbolos originais e, através de uma repetição compulsiva, ressignifica os objetos de devoção. Felipe Oliveria Mello mostra a série Majesty, de 2016, na qual trabalha com fotos da família real britânica retiradas de revistas e jornais sensacionalistas, com rostos bloqueados e carregadas por lacres vermelhos e linhas de costuras com fios dourados.

Ex-aluno de Nelson Leirner, Fernando Ribeiro desenvolve seu trabalho através de pinturas, assemblage, ready made e tridimensional usando o humor como ferramenta. Faz ainda uma passagem pela história da arte, com a releitura atual e divertida de obras de grandes pintores, como Picasso, Matisse e Miró. Com pinturas a óleo sobre linho e sobre madeira, Flávia Metzler provoca com seus trabalhos o distanciamento do mundo real, um sentido de mistério, alucinação, como o fragmento de um sonho ou narrativa.

O trabalho de Rafo Castro transita entre grafite, pintura, tatuagem, ilustração e designer. O artista, que tem estampa os muros de várias cidades brasileiras, leva para “Dá licença” seus personagens divertidos sobre tábuas de cortes usadas como suporte. Já Yara Dewachter apresenta duas séries. Em Museu da História Ficcional, ela utiliza brinquedos, como heróis, personagens da Disney e bonecos, mergulhados em cera e “aprisionados” em armários. Já em Pensamento, faz releituras de pinturas consagradas de artistas como Tarsila do Amaral e Klimt.

SERVIÇO
Exposição “Dá Licença”
Período de visitação: 27 de abril a 26 de maio
Local: Tramas Arte Contemporânea (Avenida Atlântica, 4240, loja 219, Shopping Cassino Atlântico, Copacabana)
Horário: Segunda a sexta-feira, das 10h às 19h. Sábados, das 11h às 17h. Tel: (21) 2287-2036
Entrada gratuita

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -