- Publicidade -

Doc Comparato presenteia o leitor com uma obra magistral sobre a profissão de roteirista

Publicado em:

Em comemoração aos seus 40 anos de dramaturgia, Doc Comparato decidiu mergulhar a fundo na diversidade que envolve a profissão de roteirista. Partindo da definição das fases e dos momentos da escrita audiovisual, ele alcançou um novo enfoque que transcende a arte e a técnica de escrever para televisão e cinema. O resultado desse novo olhar está no livro “Da criação ao roteiro – Teoria e prática”, lançamento da Summus Editorial. Considerada pelo público e pela crítica nacional e internacional a mais completa referência sobre comunicação de massa, a obra vem ganhando periodicamente uma atualização completa, fazendo dela, a cada nova edição, um novo livro, com todas as informações necessárias para quem quer compreender as diversas áreas criativas do universo audiovisual e trabalhar nesse meio. O lançamento acontece no dia 22 de novembro, quinta-feira, a partir das 19h, na livraria Argumento (Rua Dias Ferreira, 417, Leblon, Rio de Janeiro).

Nessa edição revista, ampliada e atualizada, o leitor encontrará formatos e conteúdos para todos os novos meios, redes sociais, inteligência artificial, realidade virtual, games, streaming, séries, webséries e animação – todos acompanhados de roteiros inéditos. Também terá dados atuais sobre mercado, planilhas de avaliação, novos exercícios, reflexões sobre a tecnologia, modelo de contrato de cessão de direitos e os últimos avanços da legislação na proteção dos direitos do autor.

O grande mérito da obra, contudo, é diferenciar claramente aquilo que o roteirista escreve para ser lido daquilo que ele escreve para ser visto ou captado pela câmera. Esse é, segundo Doc, o escritor do terceiro milênio. “Essa divisão pode parecer aparentemente simplória, mas em sua essência ela exige do profissional um leque enorme de capacidades criativas. Com focos diferentes, escritas diversas e acima de tudo qualidades criativas bem exigentes. Uma série de virtudes e ofícios para correr de um lado para o outro, carregando uma bagagem quase sempre desvalorizada, mas de vital importância para o audiovisual. É a imagética a serviço da condição humana,” afirma.

Sempre preocupado com o didatismo, Doc explana suas ideias de maneira clara e objetiva, oferecendo também ao leitor exercícios práticos ao final de cada segmento. O objetivo é dividir um amplo conhecimento sedimentado em uma vivência prolongada do ato de escrever roteiros para o cinema, o teatro e a televisão no Brasil e na Europa.

“Transponho para o livro como exercitar instintos, emoções e sensibilidade, mas acima de tudo a capacidade de imaginar. E como em todo sonhar, mesmo aquele de olhos abertos, o leitor perceberá que não existem certezas e que nada é absoluto. Notará que cada detalhe do roteiro tem sua importância: a trama, o fluxo narrativo, o diálogo e os personagens que atuam sob determinadas cargas dramáticas. É justamente esta função deste livro: transmitir conhecimento mediante a arte e a técnica de escrever para o audiovisual”, conclui o autor.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -