- Publicidade -

“Vestígios do Brasil”, série de Lucia Murat, será lançado no Estação NET Rio, em Botafogo

Publicado em:

No dia 06 de maio (segunda-feira), às 21h, haverá sessão especial de lançamento de “Vestígios do Brasil”, nova série documental dirigida por Lucia Murat. O evento será no Estação NET Rio, em Botafogo, onde serão exibidos três episódios seguidos de bate-papo com a diretora geral Lucia Murat, os diretores de episódio Gabriela Amadei e Lucas Canavarro, o antropólogo Tonico Benites Ava Guarani Kaiowá, com mediação da antropóloga e pesquisadora da série, Virna Plastino. Entrada franca, sujeito à lotação.

Sinopse:
Um documento de sete mil páginas revela a história da expansão territorial brasileira do século XX, através da tomada dos territórios indígenas. A redescoberta do “Relatório Figueiredo”, desaparecido durante a ditadura militar, reacendeu essa memória. As espantosas denúncias citadas no relatório foram veiculadas pela imprensa nacional e internacional, na época, chocando o mundo (1967). Mas, e hoje? O que aconteceu com aquelas pessoas? Quem sobreviveu? Qual a situação de cada etnia atualmente? Que problemas enfrentam?

Na busca por essas e outras respostas, a série Vestígios do Brasil joga luz às questões indigenistas no cenário sociopolítico atual, evidenciando – em doze episódios – alguns dos aspectos fundiários, históricos e cosmológicos de dez etnias: Umutina, Cinta-Larga, Bororo, Kadiwéu, Munduruku, Canela Ramkokamekrá, Pataxó Hã-Hã-Hãe, Kaingang, Guarani-Kaiowá e Wari.

Mas muita coisa mudou desde as filmagens da série, em 2018, principalmente com a transição de governo, que veio a acirrar ainda mais as disputas territoriais, a violência e a fragilidade da lei que, em teoria, deveria assegurar o direito dos índios às terras demarcadas. A série contou com a participação do cineasta indígena Kamikia Kisedje, que assumiu a direção de fotografia de sete dos doze episódios. Reforçamos também a parceria feita com instituições como Museu do Índio, Conselho Indigenista Missionário, Mobilização Nacional Indígena, Arquivo Nacional, Acervo Jean Manzon, além de coletivos audiovisuais indígenas, que cederam formalmente imagens e documentos para essa produção.

“Vestígios do Brasil” estreia dia 04 de maio no canal Cine Brasil TV – disponível nas plataformas de televisão à cabo – Algar TV, CCS TV, Nossa TV, Oi TV e SKY.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -